Jogo é jogo, treino é treino


Empresas brasileiras ainda fazem pouco para reduzir a distância entre teoria e prática quando o assunto é inovação, segundo a EY.

Cerca de 75% das ouvidas pela consultoria afirma que o atual modelo de negócio será colocado em xeque devido a novas tecnologias.

Menos da metade (46%), porém, diz que líderes da companhia têm um grau de conhecimento alto ou muito alto sobre as mudanças.

Foram consultadas 74 empresas, mais de 60% delas com faturamento acima de R$ 500 milhões, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

“Não adianta ter um discurso bonito sobre blockchain e inteligência artificial e não ter um ambiente propício para mudanças”, diz Marcelo Godinho, sócio da EY.

“Na prática, o olhar ainda está voltado para o curto prazo, para reduzir custos, e inovação não se restringe a isso. Não adianta ter um escritório novo e falar em cultura de startup se o processo de transformação é desestruturado.”

Principais objetivos ao investir em transformação digital, segundo empresas

Em %

 

Aumento de produtividade

78,000

Redução de custos

75,000

Conquista de clientes

64,000

Conquista de fatia de mercado

49,000

Redução de riscos

38,000

Parcerias com organizações de outros setores

25,000

Parcerias com organizações do mesmo setor

22,000

Reação a novos entrantes no mercado

18,000

Fonte: EY

 



FOLHA DE SÃO PAULO
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