Empresas
brasileiras ainda fazem pouco para reduzir a distância entre teoria e prática
quando o assunto é inovação, segundo a EY.
Cerca de 75% das
ouvidas pela consultoria afirma que o atual modelo de negócio será colocado em
xeque devido a novas tecnologias.
Menos da metade
(46%), porém, diz que líderes da companhia têm um grau de conhecimento alto ou
muito alto sobre as mudanças.
Foram consultadas
74 empresas, mais de 60% delas com faturamento acima de R$ 500 milhões, nas
regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
“Não adianta ter
um discurso bonito sobre blockchain e inteligência artificial e não ter um
ambiente propício para mudanças”, diz Marcelo Godinho, sócio da EY.
“Na prática, o
olhar ainda está voltado para o curto prazo, para reduzir custos, e inovação
não se restringe a isso. Não adianta ter um escritório novo e falar em cultura
de startup se o processo de transformação é desestruturado.”
Principais
objetivos ao investir em transformação digital, segundo empresas
Em %
Aumento
de produtividade
78,000
Redução
de custos
75,000
Conquista
de clientes
64,000
Conquista
de fatia de mercado
49,000
Redução
de riscos
38,000
Parcerias
com organizações de outros setores
25,000
Parcerias
com organizações do mesmo setor
22,000
Reação
a novos entrantes no mercado
18,000
Fonte:
EY
FOLHA DE SÃO PAULO