A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma aposta No futuro e
passou a ser uma vantagem competitiva
No presente. Mas apesar dos ganhos visíveis, muitas empresas ainda
caminham sem rumo em sua jornada tecnológica.
É o que mostra o relatório global
“Future of Professionals 2025”, divulgado pela Thomson Reuters, com a
participação de 2.275 profissionais das áreas jurídica, tributária, contábil,
de compliance, auditoria e comércio internacional.
Segundo o estudo, 53% dos profissionais já percebem retorno direto ou
indireto do uso de IA, principalmente na forma de maior eficiência,
produtividade, menor tempo de resposta e redução de erros.
No entanto, apenas
22% das empresas possuem uma estratégia formal e visível de IA.
Tal cenário é reforçado por um outro trabalho, diz uma segunda fonte de
informação.
“Há uma lacuna no desenvolvimento de competências internas para
lidar com IA”, diz Edmee Moreira, CEO do IFTL, cuja pesquisa mais recente
indicou os principais impeditivos internos para implementação da IA: 31% –
falta de conhecimento especializado 18% – preocupações com segurança de dados
17% – orçamentos limitados 12% – resistência cultural.
MUNDO RH