WhatsApp inicia transferências de dinheiro pelo
app, e Mastercard amplia doação de alimentos.
O Facebook anunciou nesta terça-feira
(4) o início da função de transferências de dinheiro entre pessoas pelo
WhatsApp, que passa a ser um concorrente para o Pix, plataforma do Banco
Central.
A empresa de Mark Zuckerberg já havia
divulgado em junho de 2020 que disponibilizaria a função de
transferência e pagamentos via aplicativo no Brasil, tendo como parceiros
iniciais as bandeiras Visa e Mastercard, a Cielo como operadora e o Banco
do Brasil, o Nubank e o Sicredi para o desenvolvimento.
Entretanto a iniciativa não foi
adiante, pois a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de
Defesa Econômica) e o Banco Central suspenderam o acordo.
A estimativa do
Facebook à época era atrair 51 milhões de consumidores no país.
No fim de março deste ano, o Banco Central do Brasil concedeu
oficialmente a licença e aprovou o novo esquema. Na
nova etapa, parceiros como os bancos Itaú e Inter entraram na jogada.
“Facilitar o envio e o recebimento de
dinheiro com segurança não poderia ser mais importante neste momento, pois não
apenas diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também ajuda os entes
queridos a se manterem conectados, amplia o acesso a serviços financeiros e
permite que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema,
diretor de operações do WhatsApp, em comunicado.
No site oficial do WhatsApp, há mais
detalhes de como proceder para realizar
transferências.
Para celebrar a nova etapa de forma de movimentação financeira,
a Mastercard ampliou o movimento “Faça Parte: Comece o que não tem preço”,
que já doou mais de 5 milhões de refeições para pessoas em situação de
vulnerabilidade social no Brasil.
Segundo a companhia, a cada transação realizada pelo WhatsApp
com cartões da bandeira serao doados R$ 0,02 para amparar pessoas afetadas pela
pandemia de Covid-19.
“Essa parceria com o Facebook ilustra nossa capacidade de
oferecer maneiras novas e inovadoras de enviar e receber dinheiro no Brasil,
tendo as necessidades de nossos clientes no centro de nossa estratégia de
negócios”, diz em nota João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard para o
Brasil e Cone Sul.
Segundo o executivo, até 2030, 55% dos brasileiros esperam que
todas as transações financeiras sejam feitas em tempo real, com os recursos
disponíveis imediatamente).
“Para isso, continuaremos trabalhando no
desenvolvimento de soluções e padrões interoperáveis com foco na eficiência e
na experiência do usuário.”
FOLHA DE SÃO PAULO