PANDEMIA 3


Vacinação de profissionais de saúde reduz contágio domiciliar, indica estudo.

Trabalho feito pelo sistema escocês de saúde e universidades britânicas comparou números de vacinados e não vacinados entre 194.362 pessoas.

Dados de profissionais de saúde escoceses forneceram nesta semana mais um indício de que a vacinação reduz a transmissão da Covd-19. 

O trabalho acompanhou 194.362 pessoas —144.525 funcionários da Public Health Scotland (PHS), serviço público de saúde, e seus familiares.

É o primeiro estudo a relatar evidências diretas de redução da doença em contatos de pessoas que foram vacinadas, afirmou o presidente do comitê de saúde pública da Associação Britânica de Medicina, Peter English, ao comentar os resultados —ele não participou da pesquisa.

O trabalho, do qual participaram cientistas das universidades de Glasgow e de Edimburgo, do Imperial College e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, mostrou uma queda nas taxas de infecção nos contatos domiciliares de profissionais de saúde que haviam sido vacinados, em comparação com os contatos dos que não tinham recebido o imunizante.

A redução foi mais significativa quando os funcionários do PHS tinham tomado as duas doses da vacina há pelo menos 14 dias: nesses casos, a taxa de Covid-19 de seus familiares foi pelo menos a metade da dos familiares de profissionais não vacinados. 

Na média, os membros da família de profissionais de saúde vacinados tinham 30% menos probabilidade de serem infectados.

O estudo do sistema de saúde escocês ainda não foi revisado por cientistas independentes, mas English considera seus resultados bastante confiáveis. 

“Ele usa um número significativo de dados, o que permite resultados mais precisos, com intervalos de confiança razoavelmente estreitos.”

Mais de 95% dos profissionais de saúde do Reino Unido já foram vacinados, de acordo com o governo britânico, o que, de acordo com os cientistas que fizeram o estudo, deve ajudar na redução mais ampla do contágio no país.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br