RESUMO DO DIA


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, pede esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República para decidir se arquiva o inquérito dos atos antidemocráticos.

Os jogadores da seleção decidem que vão disputar a Copa América. Acusado de assédio sexual e afastado do cargo, presidente da CBF nega boicote ao torneio e se diz inocente.

Polícia prende 31 suspeitos após onda de violência no Amazonas. Novo remédio contra o Alzheimer é aprovado nos EUA e divide opiniões. 

·         Alexandre de Moraes pede esclarecimentos à PGR para decidir se arquiva inquérito dos atos antidemocráticos

Três dias depois de a Procuradoria-Geral da República ter pedido arquivamento do inquérito sobre atos antidemocráticos, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que o órgão preste esclarecimentos para decidir se atente ou não à solicitação. 

A investigação apura a organização e o financiamento de manifestações que, no ano passado, defenderam causas antidemocráticas e inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF, além da adoção de um novo AI-5, o ato mais repressor da ditadura militar. 

Blogueiros e parlamentares bolsonaristas são investigados. Moraes também retirou o sigilo do inquérito, que até então corria em segredo de Justiça

 

  • Copa América 

Após dias de indefinição, os jogadores da seleção brasileira decidiram disputar a Copa América, que começa no domingo. 

O técnico Tite e o elenco não gostaram de não terem sido consultados sobre a possibilidade de realizar o campeonato em plena pandemia de Covid-19. 

A nova resolução dos atletas foi recebida com "alívio" pelo governo Bolsonaro, informou o blog do Valdo Cruz, colunista do G1 e da GloboNews. J

á o vice-presidente Hamilton Mourão atacou o treinador, embora sem mencioná-lo . Disse que, se alguém "não quer mais", pode "pedir o boné" e lembrou que "o Cuiabá está precisando de um técnico". O time sul-mato-grossense acaba de chegar à primeira divisão.

 

  • Onda de violência no AM 

Em meio à onda de violência que afeta Manaus e outras cidades do interior do Amazonas, o ministro da Justiça autorizou o envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao estado, como havia pedido o governador Wilson Lima

Também hoje polícia disse que prendeu 31 suspeitos de envolvimento nos crimes – uma criança de 11 anos foi apreendida. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os ataques começaram como represália pela morte de um traficante de drogas. 

A ordem para os atos de vandalismo partiu de integrantes de uma facção que estão dentro de um presídio. Diversos veículos foram incendiados, e prédios públicos acabaram depredados (caso de uma delegacia). 

A capital ficou sem transporte público e teve as aulas suspensas, assim como a campanha de vacinação contra a Covid.  

 

  • Alzheimer

A FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, aprovou o 1º remédio para tratar pacientes com Alzheimer em 18 anos . A doença não tem cura e afeta mais de 30 milhões de pessoas no mundo. 

Chamado Aduhelm, o fármaco foi celebrado por cientistas por combater o declínio cognitivo relacionado à causa do Alzheimer. 

Já os medicamentos anteriormente aprovados se concentram nos sintomas. Mas houve controvérsia: especialistas independentes consideraram, em novembro, insuficientes as evidências sobre o novo remédio.  

 

 

 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br