FINAL DE SEMANA

  • Anvisa autoriza importação, com restrições, da Sputnik e Covaxin

A Anvisa aprovou a importação,com restrições , de duas vacinas contra a Covid: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. 

A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial. 

No caso da Covaxin, o uso será limitado a 1% da população. Em relação à Sputnik, será restrito a 1% dos moradores de cada estado. 

A agência, que já havia rejeitado a compra dos imunizantes, mudou a orientação depois da chegada de novos documentos das fabricantes. 

  • Vacina de dose única em junho 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o governo conseguiu antecipar com a farmacêutica Janssen a entrega de 3 milhões de doses da vacina contra a Covid para este mês de junho. 

Ao todo, o primeiro acordo do Brasil com a Janssen prevê receber 38 milhões de doses do imunizante, que é aplicado uma única vez.  

  • 'Gabinete das sombras'

A divulgação do vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto em setembro reforça suspeita sobre a existência de “gabinete paralelo”, um dos principais eixos de investigação da CPI da Covid, que quer saber se os conselhos dados a Bolsonaro contrariaram a ciência e prejudicaram o combate à pandemia. 

Em um trecho, o virologista Paolo Zanotto aparece propondo um grupo “nas sombras”. Também participam da reunião o deputado Osmar Terra e a médica Nise Yamaguchi

  • Atos antidemocráticos 

Um dia após o Exército decidir não punir Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, por ter aparecido em ato com Bolsonaro, a Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da investigação para apurar a participação de parlamentares bolsonaristas no financiamento e na organização de atos antidemocráticos. 

O inquérito ficou parado por 5 meses, e o parecer do vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que PF não conseguiu apontar participação de deputados e senador bolsonaristas.  

  • Mais recorde de desmatamento
O alerta de desmatamento na Amazônia registrado pelo Inpe apontou novo recorde em maio

Até o dia 28, eram 1.180 km² sob alerta na região, maior número para o mês desde 2016. 

Também é o terceiro mês consecutivo de recordes históricos mensais e a primeira vez que se registra em maio área com tamanho acima de 1 mil km² sob alerta. 

Os números preocupam por tratar-se do mês que marca o início da estação seca. 


G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br