6 Tendências que
devem impactar o mercado de comunicação.
Conhecer
TENDÊNCIAS é importante para se PREPARAR para o futuro, aproveitando
oportunidades e evitando ameaças.
A
aceleração da digitalização alavancada pela pandemia e impulsionada pela
recente explosão de adoção de IA no mercado está provocando a necessidade de
mudanças estratégicas profundas nas empresas.
Nesse sentido, a Mark Up
via @mundodomarketing divulgou um mapeamento
das 6 principais tendências de COMUNICAÇÃO para o mercado:
✅ Novos
FORMATOS TECNOLÓGICOS - o crescimento da adoção de mídia móvel aponta uma
oportunidade para comunicação em MÚLTIPLOS CANAIS por meio da produção de
conteúdos OMNICHANNEL.
✅ Mais
VIDEOS em DIVERSAS MÍDIAS- Segundo a Kantar IBOPE Media, produções audiovisuais
são consumidas por 98% dos brasileiros — no entanto, a DIVERSIDADE de CANAIS e
PLATAFORMAS deve ser considerada para encontrar um caminho eficiente.
✅ Conteúdos
de ÁUDIO e VOZ - O RÁDIO ainda é ouvido por 80% da população brasileira, com
média de 4h26 por dia (Kantar IBOPE Media / AdsSpotify.com). Por outro lado,
PODCASTs já contam com mais de 30 milhões de ouvintes no país. Assim, a
produção de conteúdos de áudio e voz torna-se cada vez mais um oportunidade
estratégica de comunicação.
✅
Desenvolvimento do ATENDIMENTO e MARKETING CONVERSACIONAL - No Brasil o
WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários e conversões que usam as
ferramentas disponibilizadas pelo app cresceram quase 70% (dados RD Station),
indicando oportunidade para desenvolver estratégias CONVERSACIONAIS
✅ Criação
de EXPERIÊNCIAS MARCANTES - 75% dos executivos globais pretendem investir mais
em experiências HÍBRIDAS nos próximos anos (Deloitte), pois quanto mais imersas
as pessoas estiverem, maior será o impacto vivenciado.Nesse sentido a união de
ON e OFF é o caminho.
✅
Estratégias pautadas em DADOS - Na era digital, existe cada vez menos espaço
para decisões baseadas em suposições ou achismos.
FUTURO DOS NEGÓCIOS