Cartões
de bancos digitais já são usados por 40% dos consumidores.
Serviços mais utilizados pelos
clientes dessas startups são pagamento de contas, aponta pesquisa.
No
último ano, 40% dos consumidores usaram o cartão de crédito de pelo menos uma fintech —empresa de tecnologia do setor financeiro. É
o que mostra uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Os
serviços mais utilizados pelos clientes dessas startups são pagamento de contas
(16%), verificação de saldo ou extrato (14%), saque de dinheiro (11%),
realização de pagamento com cartão de débito (11%) e transferência de dinheiro
(11%).
O
levantamento, que foi feito em parceria com o Sebrae, revela que 84% dos
clientes de bancos digitais também possuem conta em bancos tradicionais.
Os
principais motivos para continuar com os serviços das instituições
convencionais são a facilidade na obtenção de crédito pelo tempo de conta (38%)
e a possibilidade de um atendimento presencial, se necessário (33%).
Mesmo
mantendo as contas nos bancos tradicionais, 55% daqueles que usam os dois
serviços preferem as empresas digitais —25% afirmam não ter preferência e 20%
dizem gostar mais das instituições convencionais.
A
pesquisa também mostra que 19% dos entrevistados fizeram ao menos um empréstimo
pessoal em fintechs no último ano.
A maior motivação foi o pagamento de
dívidas, relacionadas a outros empréstimos, cartões de crédito e prestações
(35%).
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