Previdência - Brasil gasta mais do que a média de 54 países


Percentual só perde para o montante gasto em países nórdicos, como Noruega e Dinamarca

O Brasil gasta mais com proteção social, notadamente com Previdência, do que uma média de 54 países.

A comparação é parte de um relatório elaborado pelo Tesouro Nacional, divulgado nesta terça-feira (18).

No estudo, o governo harmonizou estatísticas brasileiras às praticadas pelos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Quando se compara a marca brasileira com países latino-americanos e emergentes, a diferença é ainda maior. Contra os 12,7% do Brasil, os seus pares gastam em média 10%.

Os números de comparação com os países são relativos ao ano de 2016. Em valores monetários, foram R$ 792,87 bilhões.

A diferença de despesas emerge justamente nos valores gastos com benefícios por doença e invalidez, aposentadorias concedidas à população da terceira idade e com pensões. Todas essas despesas compõem o Orçamento da Previdência Social no Brasil.

No primeiro caso, os gastos do Brasil são o dobro da média dos 54 países (1,9% do PIB contra 1%). No segundo, com terceira idade, a despesa brasileira é 40% maior (5,9% do PIB contra 4,1%).

Mas no pagamento de pensões a diferença é abissal: 2,6% do PIB em gastos no Brasil contra 0,2% na média dos 54 países. Ou seja, R$ 163,4 bilhões.

Nas demais despesas que compõem o grupo proteção social, como gastos com rede a desempregados, para habitação e para as famílias, o retrato do Brasil não difere muito dos demais países.

Os números demonstram a necessidade de uma reforma do sistema de Previdência, na avaliação do Tesouro. O titular da secretaria, Mansueto Almeida, foi convidado e permanecerá no cargo na administração de Jair Bolsonaro.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br