IMPASSE RÚSSIA e UCRANIA


Tensão entre Rússia e Ucrânia coloca bancos em alerta para ataque hacker

Banco Central Europeu está preparando instituições do continente para possível ofensiva cibernética russa

O Banco Central Europeu está preparando os bancos do continente para um possível ataque cibernético patrocinado pela Rússia, à medida que as tensões com a Ucrânia aumentam, disseram duas pessoas informadas sobre o assunto à agência Reuters, enquanto a região se prepara para as consequências financeiras caso haja um conflito.

O impasse entre a Rússia e a Ucrânia abalou os líderes políticos e empresariais da Europa, que temem uma invasão que poderá causar danos a toda a região.

No início desta semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, viajou de Moscou para Kiev em uma tentativa de atuar como mediador depois que a Rússia concentrou tropas perto da Ucrânia.

Agora o Banco Central Europeu, liderado pela ex-ministra francesa Christine Lagarde e que supervisiona os maiores credores da Europa, está em alerta para ataques cibernéticos lançados da Rússia contra bancos, disse uma dessas pessoas.

Enquanto o órgão regulador estava focado em golpes comuns que aumentaram muito durante a pandemia, a crise da Ucrânia desviou sua atenção para ataques cibernéticos lançados da Rússia, segundo uma das fontes.

Ela acrescentou que o BCE questionou os bancos sobre suas defesas.

Os bancos estavam realizando jogos de guerra cibernética para testar sua capacidade de se defenderem de ataques, disse a pessoa. 

O BCE, que destacou a vulnerabilidade de segurança cibernética como uma de suas ações prioritárias, se recusou a comentar.

Suas preocupações se repetem em todo o mundo.

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York emitiu um alerta às instituições financeiras no final de janeiro, advertindo sobre ataques cibernéticos de retaliação caso a Rússia invada a Ucrânia e provoque sanções dos EUA, de acordo com o Regulatory Intelligence da Thomson Reuters.



REUTERS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br