MERCADO FINANCEIRO


“Debandada” na equipe econômica assusta, mas Bolsa fecha estável.

Ibovespa: -0,06% (102.117 pontos)

Dólar: +0,07% (R$ 5,45)

Resumo:

  • Em “debandada”, três membros da equipe econômica do governo Bolsonaro pedem demissão;
  • notícia assusta o mercado financeiro e Ibovespa abre em queda, mas estabiliza ao longo da tarde com ajuda de Petrobras, Vale e cenário externo;
  • Brasil ultrapassa marca de 103 mil mortes por coronavírus e 3,1 milhões de casos confirmados.

Depois de um grande susto com a “debandada” – palavra usada pelo próprio ministro Paulo Guedes – no ministério da Economia, a Bolsa conseguiu fechar perto da estabilidade nesta quarta-feira (12) com ações da Petrobras e Vale amortecendo o impacto.

O mercado financeiro abriu o dia com a notícia de que três membros do ministério da Economia haviam deixado o navio na noite anterior (11): os secretários especiais de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, e o diretor do programa de desburocratização, José Ziebarth.

Estes três nomes estão diretamente ligados às privatizações prometidas em campanha por Jair Bolsonaro e que o ministro Guedes defende em sua cartilha econômica. 

A própria candidatura de Bolsonaro foi bem aceita pelo mercado financeiro por conta dessa agenda de privatizações e política voltada ao mercado.

Contudo, em entrevista à GloboNews, Mattar afirmou: “Sobre a velocidade, a celeridade das privatizações, claro, eu sou um animal da iniciativa privada, eu não me adaptarei às coisas do Estado: a lentidão, a burocracia.” Ele também atrelou parte da demora a resistência até mesmo de ministros de dentro do governo.

Como a Eletrobras estava na esteira de privatizações, suas ações acabaram caindo diante da incerteza de sua venda – quando acontecerá ou se acontecerá de fato. 

Paira, ainda, a dúvida se Guedes conseguirá emplacar sua agenda econômica. 

De acordo com apuração do Valor PRO, ele disse a interlocutores que fica, mas espera compromisso de Bolsonaro

Além de Petrobras e Vale segurando o impacto e ajudando o Ibovespa a não mergulhar, o índice teve uma ajudinha do cenário externo. 

De tarde, os índices de Nova York operavam no azul diante da expectativa de que democratas e republicanos cheguem a um acordo sobre um novo pacote de ajuda emergencial do coronavírus para famílias e empresas americanas.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br