INSS voltará a atender sem agendamento.
Funcionamento
das agências voltará ao normal, mas apenas para alguns serviços; maioria deve
ser pelo Meu INSS.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai
retomar o atendimento presencial nas agências de todo o país sem que seja
necessário fazer agendamento prévio.
O chamado atendimento
espontâneo valerá somente para alguns serviços, como o de orientação aos
segurados, atendimento jurídico, para agendamento de serviços e emissão de
senha para o portal Gov.br.
As normas de funcionamento presencial estão na
portaria 982, publicada no
Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).
Segundo o documento, a volta do
atendimento sem agendamento será gradual e deve ocorrer de forma que não cause
filas ou aglomerações externas.
O atendimento presencial retomará os moldes antigos
e haverá triagem para o acesso à agência da Previdência. Além disso, serão
distribuídas senhas.
O atendimento prioritário a idosos deve ser respeitado,
assegurando direito à prioridade especial a quem tem a partir de 80 anos.
O cidadão que tiver atendimento agendado também
precisará gerar uma senha no dia marcado.
Haverá tolerância máxima de 15
minutos de atraso para a emissão de senha de serviços agendados, respeitando o
horário de funcionamento das agências.
O prazo pode ser maior, dependendo da
decisão do gestor do local.
Segundo a portaria, nos casos em que o atendimento
não possa ser realizado por indisponibilidade momentânea no local, pela
ausência de profissional, pela indisponibilidade de sistemas ou qualquer outro
motivo cuja causa seja da responsabilidade do INSS, os atendimentos serão
remarcados.
FOLHA DE SÃO PAULO