MERCADO FINANCEIRO


Bolsa se descola de perdas internacionais e fecha em leve alta.

Ibovespa: +0,42% (100.097 pontos)

Dólar: -0,17% (R$ 5,22)

Resumo:

  • Ibovespa se descolou das bolsas internacionais e fechou o dia em leve alta;
  • mercado financeiro global entendeu recado do banco central dos EUA com cautela, sofrendo quedas nas bolsas de NY e Europa;
  • Brasil já perdeu mais de 134 mil vidas para o coronavírus;
  • Auxílio Emergencial: 1ª parcela de R$ 300 começa a ser distribuída hoje;
  • fome volta a crescer no Brasil e atinge 10,3 milhões de cidadãos, aponta IBGE.

Contra tudo e contra (quase) todos índices internacionais, a Bolsa conseguiu fechar esta quinta-feira (17) em leve alta com ajuda das chamadas blue chips – ações daquelas empresas que todo mundo conhece, como Petrobras e Vale, .

Ontem o banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve, o Fed) divulgou sua decisão de manter a taxa básica de juros da economia estadunidense entre zero e 0,25% ao ano.

O número em si não assustou o mercado financeiro mas, sim, o fato de que ela deve permanecer desse jeito até 2023, passando o recado de que a autoridade monetária não sabe, exatamente, quando a economia estadunidense vai se recuperar completamente da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Para sanar a situação, o presidente do Fed, Jerome Powell, bateu na tecla de que serão necessários estímulos econômicos por parte do governo dos EUA – porém, com as eleições presidenciais se aproximando por lá, eles estão travados nas casas legislativas.

As bolsas internacionais captaram a mensagem: tanto os principais índices de Nova York quanto da Europa caíram. 

A Nasdaq, por exemplo, conhecida pela carteira majoritariamente composta por empresas de tecnologia, retrocedeu 1,27%.

O Ibovespa, principal índice da B3, até sofreu no começo do dia, mas virou o jogo de tarde com a ajudinha das Blue Chips brasileiras. 

Caso da Petrobras, que surfou no aumento do preço do barril de petróleo e fechou no azul. 

Outras empresas que entraram no time que hoje segurou o Ibovespa, principal índice da B3, foram a Usiminas, Vale, Ambev, CSN e Gerdau Metalúrgica.

Conforme análises de profissionais do mercado financeiro – e os próprios sinais dados na economia real –, os efeitos da COVID-19 na economia mundial ainda poderão ser sentidos por um tempo.

No entanto, eles não estão só nos números: conforme a flexibilização avança em alguns lugares, a contaminação pelo vírus também segue. 

É o caso do litoral paulista, que viu o número de casos aumentar depois de receber uma enxurrada de turistas nos últimos fins de semana.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br