RESUMO DO DIA


O ministro do STF Marco Aurélio Mello determinou que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico. 

O plenário do Supremo decidiu tornar réu o deputado Daniel Silveira no inquérito que investiga atos antidemocráticos. 

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico

A decisão atendeu a um pedido do governo do Maranhão. 

Na semana passada, o governo federal disse que o Orçamento de 2021 não tinha recursos para o Censo e, portanto, ele não seria realizado. Procurado, o Palácio do Planalto informou que não irá se manifestar sobre a decisão.

  • Daniel Silveira vira réu 

O STF decidiu por unanimidade  tornar réu o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) no inquérito que investiga atos antidemocráticos. 

Em fevereiro, Silveira foi detido por ter publicado um vídeo no qual defende o AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e a destituição de ministros do STF. As duas reivindicações são inconstitucionais

  • Embates na CPI da Covid

Senadores governistas pediram ao STF que Renan Calheiros seja impedido de integrar a CPI da Covid. 

Eles argumentam que Calheiros não pode participar porque é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que pode vir a ser alvo da comissão. O relator no STF será Ricardo Lewandowski. 

  • Inhotim sai da berlinda

O Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, ficou livre de uma penhora bilionária após acordo para abater a dívida tributária das empresas do seu fundador, Bernardo Paz, com a União. 

O valor foi fechado em R$ 1,2 bilhão, que deverá ser pago em 120 meses.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br