Instituída no final de 2010, a Ouvidoria da FUNCEF deu início as
atividades no dia 18 de agosto de 2011. O órgão completa, portanto, cinco anos
de existência.
Nesses cinco anos de existência, a Ouvidoria se consolidou como
instrumento de comunicação com os participantes (empregados em atividade,
aposentados e pensionistas da CAIXA), propiciando tratamento adequado às
reclamações e sugestões recebidas, assim como melhoria das práticas de gestão e
de relacionamento.
O trabalho da Ouvidoria revela sua importância pelo volume da
demanda e pelo conteúdo das manifestações, que normalmente carregam sinais de
alerta, desafios e reflexões a serem tratados e considerados diretamente com a
alta gestão.
A média semestral de atendimento na Ouvidoria é de seiscentas
demandas, entre sugestões, reclamações, críticas e elogios. O expressivo número
de elogios feitos pelos participantes também contribui para o aprimoramento dos
serviços prestados.
As demandas e as manifestações favoráveis registradas são levadas
ao conhecimento da diretoria da Fundação, em forma de recomendações e sugestões
que contribuam para melhoria dos processos e serviços.
As atividades e os resultados são apresentados por meio de
relatórios periódicos ao Conselho Deliberativo da Fundação, órgão de gestão ao
qual a Ouvidoria está subordinada.
O presidente do Conselho, Joaquim Lima de Oliveira, atribui à
Ouvidoria o papel de aprimorar a comunicação com os participantes, por meio de
atendimento ágil, assertivo e de qualidade. “Não basta somente ouvir. É
essencial que as respostas sejam dadas a partir de um compromisso coletivo,
tornando presente a relação entre ouvir e agir, em um sinal claro de
amadurecimento organizacional, que sem dúvida alguma proporcionará à FUNCEF
saltos significativos em sua gestão”, salientou.
O presidente do Conselho Deliberativo lembra que a “jornada
evolutiva” da Ouvidoria nesses cinco anos resultou em outro importante passo
aprovado pelos conselheiros em janeiro deste ano: a reestruturação que ampliou
as atribuições da área, para implementação da Ouvidoria Interna.
A ampliação das atribuições da Ouvidoria, segundo Joaquim Lima,
“cria espaço de diálogo capaz de proporcionar permanentemente a participação e
o intercâmbio das pessoas, possibilitando o exercício do importante papel
humanizador nas relações de trabalho”. A seu ver, “está sendo conferida aos
empregados do quadro funcional da FUNCEF, aos prestadores de serviços e
requerentes a oportunidade de expor suas opiniões, críticas e sugestões por
meio de um instrumento independente dos vínculos e relações hierárquicas de
trabalho”.
Para o presidente da Fundação, Sérgio Mendonça, é “oportuna e
plenamente justificável” a utilização da estrutura e do conhecimento acumulados
pela Ouvidoria para acolhimento também das demandas dos empregados da própria
Entidade. “Não há dúvida quanto à contribuição que a Ouvidoria Interna dará ao
aperfeiçoamento das relações de trabalho e à melhoria do clima organizacional,
com reflexos no aperfeiçoamento técnico, na otimização dos processos e na
produtividade geral”, ressalta o dirigente.
A necessidade de acolhimento das demandas internas e de
estabelecimento de um canal de comunicação com os dirigentes e conselheiros da
FUNCEF foi constatada pela Ouvidoria a partir de manifestações dos empregados
da Fundação. As sugestões resultaram na contratação de uma consultoria externa
para avaliar e dimensionar corretamente as atividades a serem desenvolvidas.
Em seu diagnóstico, o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento
com o Cliente (IBRC) apontou a necessidade de adequação da estrutura da
Ouvidoria para implantação das atividades de Ouvidoria interna, o que resultou
na apresentação de um voto ao Conselho Deliberativo.
A reestruturação contou com o apoio do Comitê Pró-Equidade de
Gênero e Raça da Fundação. A proposta integrou o plano de ações para a quinta
edição do programa, em relatório entregue à Diretoria Executiva em março de
2013, corroborando a necessidade de implantação da Ouvidoria Interna na FUNCEF.
Os levantamentos concluíram que a implantação de Ouvidoria Interna
“contribui efetivamente para a otimização do clima organizacional, tendo em
vista a melhoria expressiva tanto das relações humanas quanto das relações
pessoais”.
O compromisso da FUNCEF com a implantação da Ouvidoria Interna foi
manifestado durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2014 e 2015.
Para o presidente da Fundação, Sérgio Mendonça, a medida
“significa muito mais que uma resposta a uma demanda dos empregados, é também
uma inovação que serve ao intuito da própria Entidade, de modernizar sua
política de recursos humanos, em benefício de suas atividades”.
O presidente do CD, Joaquim Lima, considera que “essa iniciativa
contribui significativamente para a modernização do modelo de governança da
FUNCEF, assim como para a construção do saber organizacional que situa o ser
humano como o ativo mais precioso da organização”.
A Ouvidoria Interna viabiliza a gestão participativa utilizando a
inteligência corporativa para o aperfeiçoamento de condutas, serviços e
processos. Os integrantes do corpo funcional da Fundação – empregados,
estagiários, jovens aprendizes e terceirizados – podem contribuir para a
melhoria do ambiente de trabalho encaminhando ao canal suas reclamações,
denúncias, sugestões, críticas e elogios.
A ouvidora da Fundação, Rosilândia Gonçalves Oliveira, entende
como complementares a atuação das ouvidorias interna e externa. De um lado,
garantindo a satisfação dos participantes por meio da mediação e solução de
conflitos e, de outro, viabilizando o diálogo e a participação democrática dos
integrantes do quadro funcional no processo administrativo da Fundação.
“A criação da Ouvidoria Interna é um passo relevante, que indica
maturidade e reconhecimento para todos, pois oportuniza a solução de
problemas/conflitos dentro da Fundação”, frisa Rosilândia Oliveira.
A Ouvidoria Interna assegura confidencialidade no tratamento das demandas,
busca dados complementares quando necessário, contribui para a mediação de
conflitos e faz recomendações aos órgãos de administração. “Estamos preparados
para atender os empregados da Fundação. Temos a estrutura física adequada,
equipe capacitada e o compromisso de acolher as demandas da forma criteriosa e
profissional”, conclui a ouvidora.
Funcef