OPEN BANKING


Open banking vai incluir previdência, câmbio e investimentos até março de 2022.

Inclusão desses produtos dá início à migração para formato ampliado, conhecido como open finance.

Banco Central divulgou, nesta sexta-feira (10), o cronograma de implementação escalonada da quarta fase do open banking, que começa a valer na próxima semana. 

A etapa prevê a integração de serviços não bancários ao sistema, como previdência, câmbio e investimentos, até março de 2022.

A inclusão desses produtos dá início ao formato ampliado do open banking, conhecido como open finance.

A quarta fase começa na próxima quarta-feira (15), quando os bancos terão que iniciar processo de certificação funcional das APIs —conjuntos de protocolos que permitem que um sistema se conecte a outro para consumir dados de maneira padronizada— dos serviços que serão compartilhados.

O open banking é um conjunto de regras e padrões estabelecidos pelo BC para o compartilhamento de dados, sob expressa autorização do cliente, entre instituições financeiras.

O modelo dá ao consumidor a possibilidade de autorizar ou não que bancos e fintechs consultem seu histórico bancário e outras informações, que antes eram privadas e de difícil acesso inclusive para o próprio usuário.

Na quarta fase, o BC determina que informações de serviços financeiros não bancários também sejam disponibilizadas.

Dessa forma, ele não precisa construir um novo relacionamento na hora de migrar de instituição, pode apenas levar seus dados. 

Além disso, o sistema permite que sejam oferecidos produtos e serviços mais vantajosos por bancos com o qual não se tem vínculo.

"Com a fase 4, o open banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informação além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para open finance", afirmou o BC em nota.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br