Fundos de pensão: fomentar sempre


Quase sempre com poucos recursos disponíveis para investir na atração de novos patrocinadores ou instituidores, os fundos de pensão multipatrocinados e instituidos lidam o melhor que podem com essa sua carência. Alguns conseguem contornar a escassez de verbas para o fomento do negócio melhor que outros. A gaúcha  Fundação CEEE,  por exemplo, de dezembro último para cá já ganhou duas novas patrocinadoras e está perto de receber um novo instituidor, uma vez que o processo já está na Previc. Sua presidente, Janice Antônia Fortes, deixa claro de onde vem a inspiração: “Acreditamos no Plano Nacional de Fomento da Poupança Previdenciária, que a Abrapp e suas associadas estão propondo à sociedade brasileira”.

 

Duas entidades, entre outras,  desenvolvem um esforço especial para atrair instituidores. A Quanta Previdência, de Florianópolis, por exemplo,  começou 2017 rompendo a barreira dos R$ 2 bilhões em recursos administrados através de seus planos, que reúnem mais de 57 mil participantes e 45 instituidores em todo país. Criada em 2004 e tendo alcançado abrangência nacional em 2012, a Quanta obteve o reconhecimento  como maior fundo  instituído do País.

 

Já o OABPrev-SP,  mantém um ritmo invejável de novas adesões ao plano. A cada mês, segundo média registrada ao longo de todo o segundo semestre de 2016, nada menos de 600 advogados se inscrevem, sendo que a instituição parceira que faz as vendas é a seguradora Mongeral Aegon. Com 41,1 mil participantes, a OABPrev-SP ostenta um patrimônio de R$ 557 milhões, montante construído no curto espaço de tempo de apenas uma década. Embora a entidade tenha São Paulo no nome, hoje se estende por Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.

 

Molde tradicional - A Fundação CEEE nasceu de forma bastante convencional, dentro do tradicional molde do fundo de pensão patrocinado por uma única empresa, no caso a estatal gaúcha Companhia Estadual de Energia Elétrica. O nascimento se deu em 1979 e nada mudou nessa modelagem até 1997, quando se deu a privatização da patrocinadora e o fundo teve de mudar para recepcionar as empresas compradoras, tornando-se então multipatrocinado. Com a reestruturação societária da CEEE, a Fundação recebeu os funcionários da própria  CEEE, da  CGTEE – Companhia de Geração Térmica Energia Elétrica, da  RGE – Rio Grande Energia e AES Sul. Vieram na sequência um plano  patrocinado pela Companhia Riograndense de Mineração (2003) e outros instituídos pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (2005), Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (2008) e Associação dos Funcionários das Companhias e Empresas de Energia Elétrica do RS. (2010).

 

Mas a mudança de fato, a profunda transformação no clima organizacional e nos resultados obtidos a partir daí, só vieram mesmo em 2014, quando a Fundação criou a sua área comercial, que no organograma da entidade entra como “de Expansão”

 

“Nessa área colocamos pessoas com efetivo perfil de venda”, explica Janice.

 

Sem gastar muito - A presidente esclarece como isso é possível, apesar de os fundos de pensão enfrentarem uma notória falta de recursos para essa finalidade, dadas as limitações do custeio administrativo, para bancar áreas voltadas para venda. “”A área tem orçamento próprio, mas fazemos tudo de forma barata. E sem onerar muito conseguimos estar presentes com publicidade nossa em suplementos de jornais e com estandes em feiras de profissionais de recursos humanos”, diz. Ela completa: “os dois seminários que realizamos todos os anos, um sobre previdência no primeiro semestre, e outro sobre a economia na segunda metade do ano, geram noticiário que nos coloca como protagonistas. Gastando pouco, nos fazemos ouvir pelo empresariado e pela sociedade gaúcha”.

 

Desde 2014 os resultados não demoraram a aparecer. No ano seguinte a Fundação CEEE ganhou uma nova patrocinadora, a Inpel Transmissões Mecânicas, uma indústria de autopeças. Ainda em 2015 o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Rio Grande do Sul tornou-se mais um instituidor do “Plano Família Previdência”. Em dezembro do ano passado mais dois patrocínios, o da  Companhia Energética Rio das Antas e o da  Foz do Chapecó Energia S.A. E nesse momento, em fase de aprovação na Previc, está o ingresso do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado dos Vales do RS como instituidor no plano  SINPRO RS Previdência.

 

Desburocratização e planos flexiveis -  À luz de toda essa experiência, Rodrigo Sisnandes Pereira,  Diretor de Seguridade da Fundação CEEE diz estar convencido de que “os resultados das ações da entidade, em seu plano de expansão, sinalizam que os fundos de pensão têm potencial para ser uma excelente alternativa no fomento da previdência no País, cobrindo as lacunas deixadas pela Previdência Social, regime que necessita de reformas estruturais profundas para continuar atendendo uma população cada vez maior e mais longeva”. Ele observa também que “no entanto, para os fundos de pensão cumprirem este papel e serem mais competitivos, é necessário um processo de desburocratização que agilize a aprovação dos planos previdenciários e flexibilize o desenho de novos produtos.”

 

A área comercial trabalha com equipe composta por  três colaboradores com foco na venda para empregados e associados de patrocinadoras e instituidores, contatos telefônicos, agendamento de visitas a empresas, palestras sobre os planos previdenciários. Há também o envio de simulação para trabalhadores que ainda não aderiram aos planos previdenciários,  contendo informações sobre o saldo de conta, caso tivessem ingressado desde sua admissão na empresa. Informação individualizada, contendo simulação do volume de contribuições do empregado, da patrocinadora e do rendimento financeiro. Não faltam  infográficos com linguagem publicitária, nem tampouco campanhas de incentivo à contribuições voluntárias e  esporádicas. Campanha publicitária, enviada por e-mail, incentivando o aumento de contribuições mensais nos planos instituídos. Entram no cardápio também mensagens para aumento de contribuições com foco no benefício fiscal.

 

“Para termos uma ideia de como os resultados das ações podem ser positivas, basta dizer que  uma de nossas patrocinadoras está com apenas 3% de seus empregados fora do plano, aproximadamente 120 pessoas”, arremata Janice.

Diário dos Fundos de Pensão
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