SAÚDE MENTAL


Mundo corporativo em guerra contra a ansiedade e o desânimo

Os  afastamentos de funcionários pelo INSS por doença mental já são considerados as que mais cresceram nos últimos anos, sem esquecer que desde o início deste ano a "Síndrome de Burnout" foi incluído pela OMS entre as doenças ocupacionais. 

Tudo isso deixa evidente o quanto o desequilíbrio mental e mesmo emocional assumiu em importância no cotidiano das equipes, segundo os sites especializados em gestão de RH.

O Burnout é desencadeado pelo estresse crônico no trabalho e se caracteriza pela tensão resultante do excesso de atividades profissionais, tendo o esgotamento físico e mental, a perda de interesse no trabalho, ansiedade, depressão, dentre outros, como principais sintomas.

Outras síndromes como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho), Surdez Temporária ou definitiva, Asma Ocupacional, dentre outras, sempre existiram, mas, as doenças que mexem com o psicológico dos colaboradores que vivem o estresse adicional da pandemia de COVID, há pelo menos dois anos, fizeram com que o mundo corporativo prestasse muito mais atenção à saúde mental.

Um estudo recente produzido pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, mostra como a necessidade de sentido no trabalho tem se tornado mais prioritária para os liderados. 

Quando foram perguntados sobre os principais impactos da pandemia na saúde mental, 64% dos entrevistados responderam ansiedade e 51,79% apontaram que o desânimo estava entre os aspectos mais citados por funcionários da empresa. 

O balanço de 2021 da indústria de medicamentos genéricos, que apresentou um crescimento de quase 6% em volume com cerca de 1,8 bilhão de unidades vendidas, teve um destaque no mercado de antidepressivos.

A categoria dos antidepressivos  registrou crescimento de 13% na comparação com 2020, segundo relatório da PróGenércicos (associação das indústrias de medicamentos genéricos e biossimilares), com base em dados do IQVIA, consultoria que monitora o varejo farmacêutico no país.



VALOR
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br