RESUMO DO DIA


Na Cúpula do Clima, Bolsonaro se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2030 e antecipou em dez anos, para 2050, a meta de neutralizar as emissões de carbono. O EUA disseram se surpreender com promessas, mas questionaram se elas serão cumpridas.

  • Bolsonaro promete agir; EUA questionam se é para valer 

Em sua participação na Cúpula de Líderes sobre o Clima, o presidente Jair Bolsonaro  prometeu adotar medidas que reduzam as emissões de gases e pediu "justa remuneração" por "serviços ambientais" prestados pelos biomas brasileiros ao planeta. 

O enviado especial dos Estados Unidos para questões do clima, John Kerry, disse que a questão é se o Brasil vai cumprir.  Líderes de 40 países estão reunidos para estabelecer novas metas de redução de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa e outras políticas. 

Os EUA disseram que o plano é cortar em 50% as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. 

  • Suspeição de Moro

A maioria dos ministros do STF manteve a decisão que declarou o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro parcial ao condenar o ex-presidente Lula. O julgamento foi suspenso em razão de pedido de vista (mais tempo para analisar o processo) de Marco Aurélio Mello. 

No momento da interrupção, havia sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma e dois pela revogação. Faltam dois. Julgamento é retomado na próxima quarta.

  • Novas funcionalidades do PIX

O Banco Central liberou o agendamento de cobrança com uso de QR Code a partir de julho no PIX. Entre 14/5 e 30/6, deverá ao menos ser autorizado ler o QR Code no vencimento do boleto. 

O agendamento de transferências será liberado em setembro. E  trabalhadores que recebem o auxílio emergencial poderão usar o sistema  para movimentar o dinheiro do benefício. 

  • A boa do dia

  A coluna Longevidade: Modo de Usar destaca hoje uma nova pesquisa publicada na revista “Psychology and Aging”. Segundo o estudo, adultos mais velhos conseguem manter o foco no que fazem e são menos afetados pela ansiedade e agitação mental que perturbam os mais jovens. 

Na contramão do noticiário, o trabalho é quase um bálsamo comparado ao lembrete constante do declínio cognitivo que ocorre com o envelhecimento. 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br