Uma
pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com idosos acima de 60 anos
mapeou o estilo de vida dessa população e a sua relação com a tecnologia, e
mostra que mais da metade das pessoas da terceira idade (53,9%) acessam a
internet, sendo que 39,3% a utilizam diariamente e dois em cada dez (19,1%)
usam para compras online. Os eletroeletrônicos (51,2%), eletrodomésticos
(43,1%) e viagens (41,9%) são os itens mais comprados pela internet.
Para a
economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a pesquisa sugere que ainda há
oportunidades significativas para ampliar o comércio eletrônico entre as
pessoas com mais de 60 anos. “A adesão ainda relativamente baixa mostra que é
preciso engajar mais o público da terceira idade, propondo meios para facilitar
seu acesso a esse canal de venda”, explica. “Além disso, linhas de produtos
específicos para os idosos, em áreas facilmente acessíveis, poderiam
proporcionar uma melhor experiência e estimulá-los a se interessar mais pelas
compras online.”
O
levantamento identificou que o uso de smartphones para se conectar entre os
idosos já é maior do que o de aparelhos mais tradicionais: 61,1% utilizam os
smartphones, 53,6% usam os computadores tradicionais de mesa, 37,7% o notebook
e 11,4% o tablet.
Ainda que
o smartphone seja o principal meio utilizado para se conectar, o uso de
aplicativos para esse aparelho ainda não é significativo: praticamente cinco em
cada dez pessoas entrevistadas (47,9%) possuem celular, mas não usam nenhum app
no dia a dia, contra 27% que usam. Os mais frequentes são os de transações
bancárias (11,8%), serviços de transporte individual (8,4%) e de viagens
(6,3%).
A
pesquisa mostra que entre as principais motivações para o uso da internet estão
o relacionamento com familiares (62,9%), amigos (59,8%), a busca por notícias
sobre economia, política, esportes e moda (47,8%), e informações sobre produtos
e serviços (43,0%). Entre as redes sociais e aplicativos de celular mais
utilizados pelas pessoas da terceira idade estão o Facebook (77,3%), o WhatsApp
(73,5%) e o Youtube (39,8%).
Correio de Notícias