MERCADO IMOBILIÁRIO


Classes D e E investem com foco na casa própria.

34% do grupo poupam para comprar imóvel, percentual maior que nas classes A/B e C, aponta pesquisa.

Realizar o sonho de ter a casa própria é o principal motivo de o brasileiro da classe D/E investir, segundo pesquisa Datafolha encomendada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Pela primeira vez a entidade incluiu essa faixa de renda no seu Raio-X do Investidor Brasileiro, para entender o que acontece nesse universo de pessoas com renda média per capita de R$ 862,41 e discutir com o mercado formas de simplificar os produtos financeiros para futuros investidores.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 30 de novembro de 2021 com 5.878 pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões do país. 

A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

"É um pouco previsível ver que a grande maioria não investe. Mas o que nos surpreendeu é que há pessoas da classe D/E que conseguem investir. 

A diferença para as das classes A/B e C é que poucas acessam produtos financeiros ", afirma Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima.

A pesquisa aponta que 34% dos investidores da classe D/E em 2021 focaram na compra de um imóvel. 

Enquanto nas classes A/B e C, o percentual ficou em 28%.

De acordo com a Anbima, 31% dos brasileiros (aproximadamente 52 milhões de pessoas) investiram em produtos financeiros no ano passado. 

Desses, 52% são da classe A/B, 29% da classe C e 16% da classe D/E.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br