ADMINISTRAÇÃO DO ORÇAMENTO


Mulheres são maioria na administração do orçamento durante pandemia, aponta Febraban.

Com o bolso das famílias sendo posto à prova em meio à pandemia do cornavírus, o protagonismo das mulheres no orçamento da casa vem se destacando. 

É o que revela levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo (IPESPE) com 1,5 mil chefes de família de todo o País.

“O isolamento social, ao forçar a reconfiguração da agenda nos lares, aumentou o seu papel [das mulheres] na gestão do orçamento e no planejamento do futuro das famílias”, disse o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

De acordo com os dados colhidos, 56% das entrevistadas declararam assumir a função de administrar o orçamento doméstico, contra 44% dos homens. 

Além disso, a gestão da poupança e investimentos da família se mostrou extremamente balanceado entre homens (47%) e mulheres (45%).

Contudo, o levantamento chama atenção para um acúmulo de papéis ainda mais intenso: além do papel de gestoras do orçamento e da poupança familiares, as mulheres absorveram, na sua maior parte, o aumento da carga de trabalho doméstico em meio à pandemia.



FEBRABAN
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br