PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES


Estados carregam déficits atuariais explosivos. 

 Déficit supera 100% do PIB e dívida consolidada

O déficit atuarial previdenciário de 13 Estados brasileiros supera 100% do Produto Interno Bruto (PIB) local e está bem acima da divida líquida consolidada de cada um desses entes. 

O dado consta de levantamento feito pelo diretor de Estratégias Públicas do Grupo MAG, Arnaldo Lima. 

O estudo do ex-secretário-adjunto de Política Econômica foi feito com base nos dados do Tesouro e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

A notícia nos interessa em particular pelo importante papel que nos foi reservado no desenvolvimento da previdência complementar dos servidores.

“Quando projetamos as contribuições realizadas e aquelas a serem pagas pelos servidores até a sua expectativa de sobrevida e os seus respectivos benefícios previdenciários e fazemos o cálculo a valor presente, percebemos que as despesas são recorrentemente superiores às receitas, provocando déficit atuarial, em média, de 98% do PIB de cada Estado”, afirmou Lima.

“Ou seja, a dívida projetada com o pagamento de benefícios previdenciários é o equivalente a toda a riqueza produzida em cada ente federado”, explicou Lima.

Com esses dados, Lima queria mostrar que a situação dos governo regionais continua complicada no que diz respeito à sustentabilidade do pagamento de aposentadorias e pensões no longo prazo, mesmo com a promulgação da reforma da Previdência em novembro do ano passado.

Alguns Estados, como previsto na reforma previdenciária, já elevaram as alíquotas de contribuição para 14% para ajudar a equacionar o déficit atuarial e ainda podem, caso considerem necessário, estabelecer contribuições extraordinárias.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br