No
ano passado, 918,3 mil bebês japoneses vieram ao mundo, a menor taxa de
nascimentos no país desde que esse dado começou a ser registrado, em 1899,
segundo o Ministério da Saúde.
Num dos países onde a população mais encolhe e
envelhece, os idosos começam a alterar conceitos de transporte.
A Toyota
decidiu aproveitar essa tendência em seu país de origem e fazer a sua estreia
no mercado de veículos 100% elétricos com uma linha que inclui modelos para os
que não têm ou perderam a capacidade de mover-se, em sua maioria idosos.
Dos
cinco modelos apresentados à imprensa mundial, ontem, em Tóquio, apenas um é
carro de verdade.
Os demais são soluções de mobilidade individual que incluem
uma “scooter” coberta, um modelo tipo patinete no qual o condutor vai em pé,
outro com assento e um exclusivo para cadeirantes que funciona acoplado à
cadeira de rodas.
Segundo Akihiro Yanaka, engenheiro chefe da linha de
elétricos ultracompactos, a linha de veículos 100% elétricos se volta
principalmente à população idosa e com mobilidade reduzida.
VALOR ECONÔMICO