O Calendário
de Obrigações, onde as associadas encontram os seus compromissos
legais e normativos ligados às datas de seu vencimento e se mantém há vários
anos como o serviço mais demandado pelo quadro associativo entre todos os que a
Abrapp oferece sem ônus às entidades, ganha nesse início de 2017 ainda mais
razões para se manter nessa condição. Os aprimoramentos estão disponíveis desde
o final do ano passado e estão sendo divulgados agora após as primeiras reações
positivas, mostrando que as mudanças introduzidas foram apreciadas pelos
usuários.
E os
usuários são muitos: perto de 2300 são profissionais utilizadores regulares do
sistema, ao qual aderiram 224 associadas, número equivalente a 83% do quadro
associativo.
São mais
de 150 compromissos que devem ser cumpridos pelas associadas ao longo deste
ano, em sua maioria com a Previc, Receita Federal e CVM, entre outros órgãos.
Os
aprimoramentos, de ordem mais visual, tornaram o serviço, criado em 2009, mais
atraente, com o uso de recursos estéticos mais atuais. Mas a verdade é que essa
mudança na aparência impacta profundamente a experiência de leitura, tornando-a
não apenas mais agradável mas também e principalmente trazendo resultados
práticos.
Maior
clareza - A leitura ganhou em clareza e, portanto, em rapidez, com
as mudanças feitas nos tipos de letras e no seu tamanho, a disposição dos
blocos de informações de uma maneira mais lógica, a maior facilidade na rolagem
das páginas, menú com tipos maiores e informações mais fortemente associadas às
datas de seus vencimentos. E de modo geral o espaço na tela ganhou melhor
utilização, com a redução do tamanho do calendário.
Mas esses
aprimoramentos mais visuais são apenas os primeiros. É que alterações na
estrutura do sistema começam a ser estudadas, dentro da ideia de uma evolução
constante.
Ao mesmo
tempo em que o Calendário de Obrigações, antes lançada uma nova edição a
cada novo ano, está desde 2016 disponível em um formato em que as
associadas podem se associar às obrigações por 3 anos. Com isso, elas têm
eliminada boa parte do trabalho que tinham a cada início de exercício para se
vincular aos compromissos.
O serviço
vem sendo constantemente aperfeiçoado. Todos os compromissos que
estiverem vencendo no prazo dos próximos 7 dias, por exemplo, desde 2015 é algo
que vem sendo consolidado em uma única mensagem de alerta via e-mail.
Isso ajudou as associadas a se prepararem com mais antecedência para não deixar
de atender qualquer obrigação, além de reduzir a quantidade de mensagens
enviadas pelo sistema.
Junto
vieram outras novidades. Até recentemente, para proceder a qualquer alteração
no perfil declarado dos usuários autorizados a usar o calendário em sua
entidade, o gestor responsável em cada associada pelo uso do sistema precisava
fazer uma solicitação via e-mail ao Núcleo Técnico da Abrapp. A partir de 2015
isso passou a ser feito diretamente pela própria entidade, com total autonomia.
E passou
a estar disponível também uma nova versão do "Relatório de Estatísticas de
Obrigações". O objetivo do relatório é destacar as quantidades de
obrigações que estão sendo controladas e, ao mesmo tempo, se o acompanhamento e
atualização do sistema estão sendo realizados.
Resumidamente, o novo
relatório fornece números, ajudando a quem deseja perceber melhor as
quantidades envolvidas. Enfim, quantas obrigações não foram baixadas pelo
usuário da entidade, quantas o foram e, destas todas, quantas no prazo e
aquelas após o vencimento.
Diário dos Fundos de Pensão