Longevidade


A maioria dos países, inclusive o Brasil, enfrenta o desafio de lidar com o envelhecimento da população, mas em poucos lugares isso é tão dramático quanto em Portugal. Estudo da OCDE  estima que o número de pessoas em idade de trabalhar irá diminuir em 26% até o ano 2045.

Na outra ponta, o contingente de pessoas com 65 anos ou mais deve subir dos atuais 2,1 milhões para 3,1 milhões no mesmo período. Com isso, por volta da metade do século uma terça parte dos portugueses será formada por idosos.

Diga-se que Portugal vem reformando gradualmente a sua Previdência e ao redor do ano 2045 a idade mínima para aposentadoria, que está paulatinamente subindo, estará chegando aos 69. Mas a dura realidade é que mesmo assim a OCDE acha que o país está fazendo pouco para evitar que a crise previdenciária contamine as contas públicas.

Em um gráfico publicado junto ao texto, a revista mostra que atrás de Portugal em crescimento da população acima de 65 anos estão nações como Japão, Espanha, Itália, Coréia do Sul, Alemanha e França.



EXAME
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br