As armadilhas dos games para
fazer crianças gastarem dinheiro sem parar
Setor
prevê renda de R$ 370 bilhões em 2023 em transações online para incrementar
personagens e comprar itens virtuais.
Em
vez de apenas lucrar com a compra de um jogo
de videogame, como antigamente, hoje muitas empresas do segmento
dependem da receita gerada por compras efetuadas durante o jogo e das chamadas
microtransações.
Esse
conteúdo adquirido pode ser puramente estético, como passos de dança e novas
roupas para um personagem.
Mas
as compras podem trazer também uma vantagem tática, como vidas extras,
melhorias no personagem e novas armas — ganhos em relação aos jogadores que não
compram esses recursos adicionais.
É
previsto que o mercado global de microtransações online cresça de US$ 67,94
bilhões em 2022 para US$ 76,66 bilhões em 2023 (cerca de R$ 330 bilhões em 2022
para R$ 370 bilhões em 2023).
No
entanto, alguns especialistas e consumidores estão reagindo a essa tendência.
Algumas empresas também estão prometendo novos lançamentos que não trazem
compras durante o jogo.
A
fronteira entre jogos e apostas, diz ela, está se tornando "cada vez mais
confusa".
Sarah
Mills é professora de geografia humana na Universidade de Loughborough (Reino
Unido).
Sua pesquisa indica que técnicas de jogos de azar estão sendo
incorporadas nos games, fazendo os usuários jogarem por mais tempo
e gastarem mais dinheiro, além de fazerem pequenas compras em sequência.
Primeiro,
ao gastar, os jogadores podem "evitar a rotina": fazer uma compra no
jogo evita ter que passar horas em um jogo monótono para que se possa passar de
nível.
A
estratégia por trás disso tem sido chamada de fun pain, algo como
"diversão dolorosa": você pode perder algo importante ou mais
divertido se não fizer uma compra.
Enquanto
isso, "técnicas de ofuscação", como as moedas próprias do jogo,
tornam difícil ver o quanto você realmente está gastando.
Outra
tática é o uso de loot boxes ("caixas de saqueio"):
os jogadores compram uma caixa sem saber o que há dentro.
Ela pode conter um
item que muda o jogo favoravelmente — mas, na maioria das vezes, o prêmio nada
mais é do que uma personalização irrelevante.
BBC NEWS