TECNOLOGIA


As armadilhas dos games para fazer crianças gastarem dinheiro sem parar

Setor prevê renda de R$ 370 bilhões em 2023 em transações online para incrementar personagens e comprar itens virtuais.

Em vez de apenas lucrar com a compra de um jogo de videogame, como antigamente, hoje muitas empresas do segmento dependem da receita gerada por compras efetuadas durante o jogo e das chamadas microtransações.

Esse conteúdo adquirido pode ser puramente estético, como passos de dança e novas roupas para um personagem.

Mas as compras podem trazer também uma vantagem tática, como vidas extras, melhorias no personagem e novas armas — ganhos em relação aos jogadores que não compram esses recursos adicionais.

É previsto que o mercado global de microtransações online cresça de US$ 67,94 bilhões em 2022 para US$ 76,66 bilhões em 2023 (cerca de R$ 330 bilhões em 2022 para R$ 370 bilhões em 2023).

No entanto, alguns especialistas e consumidores estão reagindo a essa tendência. 

Algumas empresas também estão prometendo novos lançamentos que não trazem compras durante o jogo.

A fronteira entre jogos e apostas, diz ela, está se tornando "cada vez mais confusa".

Sarah Mills é professora de geografia humana na Universidade de Loughborough (Reino Unido). 

Sua pesquisa indica que técnicas de jogos de azar estão sendo incorporadas nos games, fazendo os usuários jogarem por mais tempo e gastarem mais dinheiro, além de fazerem pequenas compras em sequência.

Primeiro, ao gastar, os jogadores podem "evitar a rotina": fazer uma compra no jogo evita ter que passar horas em um jogo monótono para que se possa passar de nível.

A estratégia por trás disso tem sido chamada de fun pain, algo como "diversão dolorosa": você pode perder algo importante ou mais divertido se não fizer uma compra.

Enquanto isso, "técnicas de ofuscação", como as moedas próprias do jogo, tornam difícil ver o quanto você realmente está gastando.

Outra tática é o uso de loot boxes ("caixas de saqueio"): os jogadores compram uma caixa sem saber o que há dentro. 

Ela pode conter um item que muda o jogo favoravelmente — mas, na maioria das vezes, o prêmio nada mais é do que uma personalização irrelevante.



BBC NEWS
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