5 desafios na
humanização de bots para 2023
Tornar o
COMPORTAMENTO das MAQUINAS que interagem com humanos cada vez mais parecido com
o comportamento HUMANO é uma tendência cada vez mais forte: a HUMANIZAÇÃO das
MÁQUINAS.
✅ Enquanto
os ROBÔS SOCIAIS ainda não estão ao alcance de todos, os BOTs, por sua vez,
tornam-se cada vez mais presentes no nosso cotidiano, como temos visto
recentemente no fenômeno de adoção do ChatGPT.
Para se
ter uma ideia, a pesquisa do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, da Mobile
Time, aponta que:
🔅58 mil chatbots estão ativos no
Brasil;
🔅 23% de crescimento na
quantidade de bots no último ano;
🔅 4,5 bilhões de mensagens são
trocadas por mês;
🔅 60% de aumento no volume mensal
de mensagens;
🔅 52% dos bots realizam vendas;
🔅 62% das marcas entrevistadas
relatam que houve aumento de vendas graças ao uso de bots;
🔅 81% afirmam que os robôs de
conversação geraram redução de custos.
Quanto ao
grau de HUMANIZAÇÃO dos BOTs, a pesquisa revela que:
🔅 71% utilizam LINGUAGEM NATURAL;
🔅 62% têm NOME PRÓPRIO;
🔅 38% são representados por um
AVATAR;
🔅 86% oferecem MIGRAÇÃO para
atendente humano quando o bot não compreende a intenção.
✅ A
questão, no entanto, é que conforme esses bots se HUMANIZAM e DISSEMINAM em
nossas vidas, eles passam a impactar diretamente as nossas EXPERIÊNCIAS — por
isso, tornam-se gradativamente mais RELEVANTES.
‼️ Por um
lado, eles possibilitam a construção de EXPERIENCIAS mais ÁGEIS e
PERSONALIZADAS, por outro, eles podem ser uma AMEAÇA à SEGURANÇA e/ou ÉTICA,
que tendem a comprometer não apenas as marcas que os utilizam, mas toda a
sociedade.
Confira 5
DESAFIOS da humanização de bots, elencados pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro
de Bots:
- CURADORIA
e MONITORAMENTO constantes do bot.
- Compreensão
do ESCOPO e ATUAÇÃO da Inteligência Artificial.
- Contextualização
do ATENDIMENTO, segmentação de PERFIL e visão OMNICHANNEL.
- REGIONALIZAÇÕES
e AUTENTICAÇÕES mais seguras.
- INVESTIMENTO
em PESSOAS – essencial para a entrega de resultados.
FUTURO DOS NEGÓCIOS