Marcelo Caetano aposta em aprovação da reforma ainda em 2017


Em entrevista à agência France-Presse, Marcelo Caetano, secretário da Previdência Social diz ser possível que os deputados aprovem, ainda este ano, um texto para ser enviado ao Senado.


A reforma da Previdência é para o governo do presidente Michel Temer o Santo Graal para equilibrar as contas públicas, mas o projeto patina às vésperas de um ano eleitoral repleto de incertezas.


Apesar da resistência do Congresso e da proximidade do recesso parlamentar, no dia 18 de dezembro, o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, acredita ser possível que os deputados aprovem, ainda este ano, um texto para ser enviado ao Senado.
A aprovação exige votação em dois turnos e o aval 308 dos 513 deputados.
Marcelo Caetano, um economista de 47 anos, conversou com a AFP sobre a reforma.


Vai ter reforma?


Eu acredito que vai ter sim. O momento que a gente passa e o seguinte: oposição desde uma perspectiva técnica, eu não vejo mais. O que eu vejo é mais uma questão de natureza política para transformar isso em votos. É uma questão de negociação, de habilidade política. É fácil? Não é fácil, mais ainda é possível sim. Da para ter até as duas (votações na Câmara) porque pode se votar o primeiro turno, quebrar o interstício, e votar logo o segundo turno. O que eu posso dizer é que hoje a gente não tem votos suficientes para aprovar.


E até quando vai manter essa convicção?


Até o último dia. O governo tem a convicção da necessidade da reforma da previdência. É uma agenda prioritária, temos uma conjunção entre o presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados [Rodrigo Maia], tem sintonia fina com diversos membros do Executivo, é uma conjunção rara e uma janela de oportunidade. O presidente está pessoalmente empenhado nisto.


Correio Braziliense
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br