BOLSA & DÓLAR


Bolsa sobe com expectativa sobre votação da reforma tributária na Câmara.

Dólar tem nova alta no Brasil e no exterior após divulgação de ata de decisão sobre juros americanos

A Bolsa brasileira subiu 0,39% e fechou a 119.549 pontos nesta quarta-feira (5), apoiada pela expectativa do mercado sobre a votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

dólar também teve alta e terminou o dia cotado a R$ 4,850, com valorização de 0,22%, em meio à espera do mercado por pistas sobre o futuro da política de juros dos Estados Unidos com a divulgação da ata da última reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central americano). 

O documento mostrou que parte das autoridades da instituição considera adequada uma nova alta de juros no país.

A tramitação da reforma tributária foi o maior foco de atenção dos investidores no Brasil. O texto deve ser votado nesta semana, mas conflitos internos no Congresso levantaram preocupações, dizem analistas, o que também contribuiu para a alta do dólar nesta quarta.

Mesmo com a melhora do ambiente político, os mercados futuros mantiveram a tendência do início do dia e registraram leve alta. 

Os juros para 2024 saíram de 12,79% para 12,81%, enquanto os para 2025 foram de 10,71% para 10,76%.

Apesar de ter gerado ruído no câmbio, a expectativa de aprovação do texto nesta tarde deu tração à Bolsa brasileira, que garantiu desempenho positivo no pregão.

Com a expectativa de alta de juros, o dólar também apresentou alta ante uma cesta de moedas fortes, com o índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana sobre essas divisas, subindo 0,36%.

No Brasil, operador ouvido pela agência Reuters pontuou que, em meio à ansiedade em torno da votação da reforma tributária, parte dos investidores preferiu se manter posicionada no dólar, em detrimento do real.

Já os índices acionários dos EUA registraram perdas desde o início no dia, justamente por conta de preocupações sobre uma nova alta de juros no país. O Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq caíram 0,38%, 0,20% e 0,18%, respectivamente.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br