Funpresp-Jud explica:
quem fiscaliza a Fundação?
A Funpresp-Jud está atenta à
transparência e à educação financeira e previdenciária dos seus participantes.
Por isso, sempre produz conteúdos sobre os temas.
Nesta matéria você saberá quem
fiscaliza a Fundação.
A fiscalização das Entidades
Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) é realizada pela Superintendência
Nacional de Previdência Complementar (Previc).
A Funpresp-Jud,
inclusive, faz parte da relação de 18 EFPCs enquadradas pela Previc como Entidades
Sistemicamente Importantes (ESIs).
As ESIs estão sujeitas a procedimento de supervisão permanente,
de acordo com as diretrizes estabelecidas no Programa Anual de Fiscalização e
Monitoramento (PAF), e pelo seu porte ou relevância, possuem obrigações
diferenciadas para fins de supervisão prudencial e proporcionalidade
regulatória.
Além disso, a própria estrutura de governança da Funpresp-Jud conta com o Conselho
Fiscal, que é o órgão de fiscalização e controle interno da Fundação.
Ele é
composto por quatro membros e número igual de suplentes. A metade dos membros é
eleita pelos próprios participantes e assistidos.
A outra metade é indicada
pelos patrocinadores, órgãos do Poder Judiciário da União, do Ministério
Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Clique aqui para
conhecer os nossos Conselheiros Fiscais.
A Funpresp-Jud também dispõem de Comitê de Auditoria (Coaud),
subordinado ao Conselho Deliberativo. Ele atua com independência em relação à
Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal.
Ele é composto por três integrantes,
com especializações em contabilidade/auditoria, investimentos e atuária, todos
independentes e externos, escolhidos por processo seletivo simplificado
nacional para mandatos não coincidentes de três anos.
Clique aqui para
saber mais sobre o Coaud e aqui para
conhecer os membros do Comitê.
A Fundação é auditada anualmente pelos patrocinadores e o relatório é
publicado no site da Fundação, na página de Transparência, em Relatórios.
A Funpresp-Jud também
contrata auditoria independente, que audita a Fundação uma vez por ano.
Os participantes e a sociedade em geral também podem e devem acompanhar
todas as prestações de contas, relatórios anuais e os processos realizados pela
Fundação.
Além das publicações já citadas, também é possível encontrar uma
diversidade de documentos como, por exemplo, os relacionados às Licitações; à
Seleção de Gestores de Fundos; aos Concursos Públicos; às Eleições para os
Conselhos Deliberativo e Fiscal; à Prestação de Contas junto ao TCU; aos
Relatórios mensais dos Investimentos; aos Relatórios dos Fundos Exclusivos; ao
Demonstrativo dos Investimentos; à Política de Investimento; ao Plano Gerencial
de Investimento; aos Relatórios das Diretorias e Gerências; às Normas Internas,
dentre outros. As informações estão disponíveis em nosso site na área de Transparência:
https://www.funprespjud.com.br/transparencia/.
FUNPRESP-JUD