A Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica
Federal, iniciou um processo de auditoria interna nos oito fundos de
investimento em participação (FIPs) dos quais é acionista e que são
investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF)
na Operação Greenfield. Além desse trabalho, a entidade fechada de previdência
complementar substituiu o gerente jurídico e passou a figurar no polo ativo, ao
lado do MPF, em todos os processos que tratam desse tema.
Para evitar que novas aplicações dificultem atingir a
rentabilidade desejada, a fundação alterou os processos de análise de
investimentos, desde a chegada da proposta, passando pela análise até a recusa
ou aprovação do negócio. Para isso, houve revisões nas etapas de prospecção, na
avaliação do retorno sobre o risco e padronização dos modelos jurídicos. A
Funcef também definiu que uma equipe técnica acompanhará os investimentos sob
investigação para monitorar as informações e definir estratégias que serão
adotas para recuperar os recursos aplicados.
A entidade não descarta ingressar na Justiça para reaver
parte dos possíveis prejuízos acumulados com as aplicações investigadas na
Operação Greenfield. Além disso, nos primeiros 50 dias da nova gestão,
contratos de prestação de serviços foram revisados e isso proporcionará uma
economia de R$ 10 milhões em custos administrativos. Com isso, os gastos anuais
da Funcef diminuirão de R$ 150 milhões para R$ 140 milhões. A fundação ainda
reforçou os contatos com a Superintendência Nacional de Previdência
Complementar (Previc) para adequar os processos de compliance (agir em sintonia
com as regras).
Além de buscar soluções para os possíveis prejuízos
acumulados com as supostas fraudes investigadas pelo MPF e pela PF, a Funcef se
prepara para executar o novo equacionamento do deficit registrado pela fundação
em 2015. Uma reunião com a Caixa foi agendada para discutir como será esse
processo.
Foi definida também a criação de um grupo de trabalho, com
representantes da fundação e da patrocinadora, para elaborar propostas para
ganhos de eficiência, economia de recursos e aumento da agilidade na gestão e
no atendimento. Serão definidos ações, prazos, impactos e resultados a serem
alcançados.
Correio Braziliense