RESUMO DO DIA


Eduardo Pazuello depõe no dia mais aguardado da CPI da Covid, é acusado de mentir e revolta senadores. 

Ricardo Salles é alvo de operação que investiga exportação ilegal de madeira do Brasil para os EUA e a Europa. 

São Paulo tem estações lotadas e trânsito intenso em dia de greve de metroviários. Índia bate recorde em número de mortes pela Covid-19

Acusações de mentira, revolta de senadores, "pergunta do internauta", parlamentar citando que o depoente passou mal (ele negou) e, por fim, suspensão do depoimento (que vai recomeçar amanhã). 

Na participação mais aguardada da CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tentou blindar Jair Bolsonaro; foi duramente contestado por integrantes da comissão ao falar que só faltou oxigênio em Manaus por três dias; e teve diversas contradições apontadas em sua fala. 

Relator da CPI, Renan Calheiros repassou questão feita por seguidor do Instagram. A reunião foi suspensa à tarde porque começou, no Senado, uma outra sessão. 

  • PF investiga Salles 

Antes da CPI, o dia amanheceu com a Polícia Federal batendo à porta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do presidente do Ibama, Eduardo Bim . Eles foram alvo de uma operação contra exportação ilegal de madeira do Brasil para os EUA e a Europa. 

Ao todo, eram 35 mandados de busca e apreensão – na lista, havia gestores do ministério e do Ibama. 

O ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou a operação, também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, citando "movimentação extremamente atípica"

Já para o ministro, a operação foi "exagerada" – ele negou envolvimento com exportação ilegal de madeira.  

  • Greve no Metrô em SP

São Paulo começou o dia com 4 linhas do metrô fechadas, que depois passaram a funcionar parcialmente. 

A greve dos metroviários surpreendeu os usuários, que precisaram achar alternativas – estações ficaram lotadas, e houve trânsito recorde, com mais de 200 km na volta para casa

O sindicato da categoria disse que, ontem, representantes do Metrô não compareceram à tentativa de negociação. 

  • Pandemia na Índia 

Ainda enfrentando um colapso no sistema de saúde, a Índia bateu o recorde mundial de mortes por Covid-19 registradas em 24 horas

Foram 4.529 óbitos num único dia, cifra que superou os 4.475 contabilizados pelos Estados Unidos em 12 de janeiro de 2021. 

Apesar da queda nas infecções entre os indianos, o país foi responsável por 33% das mortes e por 47% dos casos confirmados da doença no mundo na última semana. 

E o rio Ganges, o mais sagrado da Índia, virou "cemitério", com corpos flutuantes ou enterrados às suas margens.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br