PLANOS DE SAÚDE


Lucro líquido dos planos de saúde mais que dobra, diz Ipea.

As empresas de planos de saúde faturaram R$ 192,1 bilhões em 2018. 


Quatro anos antes, a receita havia sido de  R$ 123,8 bilhões, havendo crescimento do valor no período, mesmo diante de uma queda de cerca de 3,3 milhões no número de usuários no período.

 

O  contingente de usuários caiu de  50,5 milhões, em 2014, para 47,2 milhões, em 2018.

Nesse período, o lucro líquido per capita no mercado de planos de saúde mais que dobrou, considerada atualização para valores constantes de 2018, passando de R$ 75,7 em 2014 para R$ 185,8 em 2018. 


No mesmo sentido, o lucro líquido agregado desse mercado também mais que dobrou em termos reais no período, de R$ 3,825 bilhões para R$ 8,755 bilhões.


Enquanto isso, a taxa de sinistralidade – que é a razão entre despesas assistenciais em relação à receita – caiu de 0,850 para 0,832, no mesmo período.

Embora o período pesquisado seja anterior à pandemia, sabe-se que a Covid-19 reduziu drasticamente o número de procedimentos eletivos, neste aspecto reduzindo a pressão sobre os resultados dos planos.

 

“Considerando-se a queda da taxa de sinistralidade e o aumento da lucratividade, pode-se dizer que as operadoras de planos médico-hospitalares apresentaram resultados notáveis diante da estagnação da economia brasileira”, avaliaram os pesquisadores Carlos Octávio Reis, Rodrigo Mendes Leal e Simone de Souza Cardoso, na nota técnica ‘Desempenho do Mercado de Planos de Saúde (2014-2018)’, publicada ontem (28/9), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O número de usuários registrou um pequeno aumento em 2018, na comparação com 2017 (47,1 milhões). 


Para os pesquisadores, essa recuperação se deu em face da retomada do emprego formal, dado que a maioria dos que utilizam é, em geral, contratada pelos empregadores, por meio de planos coletivos empresariais. 


Em 2018, os planos coletivos representavam 80,8% do total de usuários de planos de assistência médica, dos quais 67,2% correspondiam à modalidade empresarial e 13,6% aos planos coletivos por adesão. 


Dentre essa categoria de planos, que podem ser empresariais ou por adesão, os planos empresariais representavam 67,2%; por sua vez, os planos coletivos por adesão abrangiam cerca de 13,6% do total de usuários.



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