BANCO CENTRAL


'BC sincero' fura bolha nas redes com linguagem informal e conquista público

Equipe de comunicação do Banco Central diz que novo modelo não é unanimidade dentro da instituição, mas tem respaldo da diretoria

"Desculpa, bebê: vai dar ruim! Aposta não é investimento". O alerta nas redes sociais até parece feito por um influencer da geração Z, mas veio do Banco Central

Com expressões informais e destilando humor ácido, a autoridade monetária trocou sua típica austeridade por uma linguagem mais acessível e conseguiu furar bolhas com sua versão "BC sincero".

O vídeo sobre bets –o quarto da série lançada em setembro– trouxe 4.000 novos seguidores para a conta do BC no Instagram

Uma semana depois da publicação, o vídeo já somava 782 mil visualizações, mais de 27 mil curtidas e 14 mil compartilhamentos nessa plataforma. 

Do total de contas alcançadas, 75% não seguiam a página da instituição.

"A ideia é que o ‘BC Sincero’ seja ácido, não necessariamente jovem, mas jovial, que ele seja absolutamente informal, mas que tenha alguma coisa legal para falar sobre o trabalho do banco", diz Gustavo Igreja, chefe da divisão de Comunicação e Produção Audiovisual do departamento de Comunicação do BC.

O "BC Sincero" reflete a linha editorial descontraída que norteia a criação de conteúdo da autoridade monetária para as redes. 

Como estratégia para alavancar o engajamento das publicações de forma orgânica, a equipe de mídias sociais tenta pegar carona nas principais trends (tendências) da internet.

A equipe ressalta que a comunicação da instituição está em constante evolução nas redes sociais, o que passa pela remodelação de alguns produtos quando chegam à exaustão.

Até o fim do ano, o BC busca contabilizar 2,5 milhões de seguidores no conjunto de todas as redes sociais. 

Faltam menos de 100 mil para a equipe atingir o objetivo. Já a meta de alcance, que era de 350 milhões de pessoas, foi batida em setembro. Para o futuro, o plano é aumentar o monitoramento nas redes.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br