Apenas 10% no Brasil vão às agências pagar boleto,
diz pesquisa
Só 26% da
população esteve em uma agência bancária nos últimos 30 dias, segundo
levantamento do instituto Ipsos para o Nubank
Hoje 74% dos brasileiros se sentem seguros para
realizar transações financeiras online, o mesmo percentual entre os
colombianos.
Já no México este índice é maior, de 85%. Mas entre os três países
latinos, o Brasil é onde menos correntistas estiveram em uma agência bancária
no último mês: 26%, contra 42% da Colômbia e 43% do México.
Estes são alguns dos resultados do estudo "A
nova relação com o dinheiro", realizado pelo instituto Ipsos a pedido
do Nubank, para entender como a digitalização
transforma a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro e os serviços
financeiros.
No Brasil, 4% dos entrevistados são da classe A,
30% da classe B e 66% da classe C.
Do total no país, 48% são homens e 52% são
mulheres.
A maior fatia (34%) pertence à faixa etária de 18 a 34 anos, 21% de
35 a 44 anos, 17% de 45 a 54 anos e 28% a partir de 55 anos.
Atualmente 66% dos brasileiros fazem pagamentos
pelos aplicativos da conta digital e 33% pelo internet banking.
Aqueles que
visitam agências para pagar boleto somam apenas 10%.
Dos entrevistados, 8%
pagam contas pelo telefone e 7% pelo caixa eletrônico.
Também para consultar saldo e extratos os meios
preferidos são os aplicativos (66%) e o internet banking (35%). Só 10% usam o
caixa eletrônico, 9% visitam uma agência bancária para este fim e 7% fazem as
consultas por telefone.
UM
QUARTO DA GERAÇÃO Z NÃO SABE O QUE É DEPOSITAR DINHEIRO NO CAIXA
A pesquisa entrevistou consumidores da geração Z (que têm entre 14 e 25 anos), millennials (26 a 40 anos), geração X (41 a 60) e baby boomers (61 ou mais). No caso da
geração Z, o estudo se concentrou apenas em maiores de 18 anos.
No Brasil, 26% dos jovens da geração Z nunca fizeram
um depósito no caixa eletrônico.
Outros 16% jamais tiveram a
experiência de ficar na fila do caixa de uma agência bancária e 14% não sabem o que é
realizar um saque em cédulas.
Já entre a geração X, 24% nunca usaram um cartão de
crédito virtual e 23% desconhecem como funciona uma carteira virtual. Entre os
baby boomers, a carteira virtual é algo inusitado para 48% e, o cartão de
crédito virtual, para 47%.
FOLHA DE SÃO PAULO