37,5% dos colaboradores culpam as lideranças por sua ansiedade
A Conexa, ecossistema digital de saúde integral, realizou uma
pesquisa pela plataforma com 1.174 colaboradores de clientes entre janeiro e
abril deste ano e descobriu que 76,3% (896) deles acreditam que o seu gestor
influencia a forma como se sente no trabalho.
Desse universo, 37,5% disseram
que o sentimento mais despertado pela liderança em sua equipe é a
ansiedade, seguido pela calma (19,3%), estresse (17,5%), orgulho (16,5%) e
inferioridade (9,2%).
De acordo com Rui Brandão, vice-presidente de
Saúde Mental da Conexa, a alta porcentagem de ansiedade e estresse citada na
pesquisa indica que muitos funcionários enfrentam dificuldades emocionais no
ambiente de trabalho, possivelmente devido a pressões excessivas ou falta de
suporte adequado.
Os possíveis fatores que podem causar os sentimentos
mencionados são, no caso da ansiedade, a falta de clareza e transparência. Se o
que a equipe sente é sobrecarga de trabalho, as causas mais prováveis
possivelmente é comunicação ineficaz.
Se o problema é insegurança no emprego,
os motivos disso devem ser buscados no microgerenciamento .
Já o estresse geralmente decorre da pressão
constante, falta de controle, má comunicação, reconhecimento
insuficiente e ambiente tóxico.
Outro ponto a ser destacado é que a sobrecarga
de trabalho e a urgência constante na execução das tarefas podem aumentar os
níveis de estresse, resultando em burnout.
Na pesquisa, 54,7% dos entrevistados
afirmaram que sofrem estresse, por exemplo, quando o gestor repassa a pressão
que ele recebe para os seus subordinados..
MUNDO RH