SAÚDE MENTAL


37,5% dos colaboradores culpam as lideranças por sua ansiedade

 

A Conexa, ecossistema digital de saúde integral, realizou uma pesquisa pela plataforma com 1.174 colaboradores de clientes entre janeiro e abril deste ano e descobriu que 76,3% (896) deles acreditam que o seu gestor influencia a forma como se sente no trabalho. 


Desse universo, 37,5% disseram que o sentimento mais despertado pela liderança em sua equipe  é a ansiedade, seguido pela calma (19,3%), estresse (17,5%), orgulho (16,5%) e inferioridade (9,2%).

De acordo com Rui Brandão, vice-presidente de Saúde Mental da Conexa, a alta porcentagem de ansiedade e estresse citada na pesquisa indica que muitos funcionários enfrentam dificuldades emocionais no ambiente de trabalho, possivelmente devido a pressões excessivas ou falta de suporte adequado. 


Os possíveis fatores que podem causar os sentimentos mencionados são, no caso da ansiedade, a falta de clareza e transparência. Se o que a equipe sente é sobrecarga de trabalho, as causas mais prováveis possivelmente é comunicação ineficaz. 


Se o problema é insegurança no emprego, os motivos disso devem ser buscados no microgerenciamento .

 

Já o estresse geralmente decorre da pressão constante,  falta de controle,  má comunicação, reconhecimento insuficiente e  ambiente tóxico.

Outro ponto a ser destacado é que a sobrecarga de trabalho e a urgência constante na execução das tarefas podem aumentar os níveis de estresse, resultando em burnout. 


Na pesquisa, 54,7% dos entrevistados afirmaram que sofrem estresse, por exemplo, quando o gestor repassa a pressão que ele recebe para os seus subordinados..



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