FUNPRESP-JUD


Funpresp-Jud promove encontro sobre os desafios emocionais e interpessoais para o retorno ao trabalho presencial

No dia 21 de janeiro, a Funpresp-Jud realizou o seu 1º Encontro in Company deste ano, em formato online, para toda a equipe da Fundação. 

Na ocasião, Viviane da Matta, especialista em gestão de pessoas e comportamento organizacional, falou sobre “Desafios Emocionais e Interpessoais para o Retorno ao Trabalho Presencial”

O evento foi o primeiro de uma série de encontros que serão realizados pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), com temas variados.

O tema da palestra foi escolhido em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha que busca chamar atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. 

Apesar de o trabalho na Fundação permanecer em regime remoto, está previsto e organizado o plano de retorno ao trabalho presencial, em formato híbrido, na escala 4X10, em data ainda não definida.

Durante a sua apresentação, Viviane falou sobre a busca humana pela “âncora” da certeza. 

Neste momento prolongado de pandemia e de consequente mudança de hábitos, inclusive laborais, a ansiedade, a tristeza e o medo afloraram em muitas pessoas. 

Viviane estimulou a observação das pessoas que estão ao redor, a empatia, o olhar para dentro e a busca de ajuda.

Sobre o mercado de trabalho, ela apresentou resultados de uma Pesquisa do Fórum Econômico Mundial, de 2020. 

De 20 competências esperadas dos profissionais, 9 são de humanidades, como aprendizagem ativa, pensamento crítico, criatividade, resiliência e tolerância ao estresse, dentre outras.

Viviane também lembrou que o modelo de trabalho híbrido não é uma novidade. 

O sociólogo italiano Domênico de Masi, por exemplo, quando lançou o seu livro “Ócio Criativo”, já acreditava que o mundo caminharia para a adoção de outros modelos de trabalho.

Para Viviane, o ideal é aproveitar o melhor de cada modelo no momento de retorno. 

O modelo presencial oferece oportunidades, como observar de perto o desempenho do colaborador, a convivência social, dentre outras. 

Já o modelo home office diminui atrasos e favorece a descentralização.

Durante o evento, diretores e empregados se manifestaram sobre o tema e agradeceram a palestrante sobre o conteúdo apresentado.



FUNPRESP-JUD
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br