SP inaugura primeiro aeroporto privado do país voltado à aviação executiva.
Catarina é um passo a mais no processo de desativação do Campo de Marte.
A JHSF inaugurou nesta segunda-feira (16) o primeiro aeroporto privado do país voltado à aviação executiva na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, a cerca de 60 km da capital.
O evento contou com a presença do governador João Doria (PSDB-SP).
"A partir de 1º de março [de 2020] serão 16 aeroportos regionais.
É a aviação gerando mais empregos, passageiros, movimento do turismo e movimento de carga", disse o governador durante a inauguração da pista. "Estamos em 122 países do mundo com a campanha em inglês em todos os canais da CNN.
Resultado disso em pouquíssimo tempo já ampliamos em 8% o movimento turístico para SP."
O aeroporto está localizado numa área de 5,2 milhões de metros quadrados a cerca de 35 minutos da capital paulista, no quilômetro 60 da Rodovia Presidente Castelo Branco. De helicóptero, é possível percorrer o trajeto entre a cidade de São Paulo em cerca de 15 minutos.
"Este aeroporto também ajuda na decisão já tomada pelo governo do estado, pela prefeitura e corroborada pelo governo federal, de desativação gradual do aeroporto Campo de Marte para asas fixas", disse.
"Em janeiro vamos fazer um cronograma com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas [Infraestrutura] para a desativação completa do aeroporto. O formato e o período serão anunciados em janeiro. Ali teremos apenas pouso e decolagem de helicóptero."
O governador disse ainda que o Catarina, além dos aeroportos de Jundiaí e de Sorocaba, pode atender a aviação executiva de forma ampla, inclusive aquelas feitas por quem a usa para lazer e treinamento também.
A pista do Catarina tem 2.470 metros e é maior que a do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, que tem cerca de 1.940 metros. A expectativa é que o aeroporto opere 200 mil pousos e decolagens por ano, incluindo de jatos executivos intercontinentais.
Na cerimônia de batismo da pista, uma aeronave Gulfstream G450 pousou e foi recebido por jatos d'água de um caminhão.
Além deste modelo, a infraestrutura do local permite o pouso e decolagem de jatos executivos de grande porte como o Lineage 1000E da Embraer, G650, G600 e G550 da Gulfstream, Global 7500 e 8000 da Bombardier ou os modelos Falcon 8X e 6X da Dassault Falcon Jet.
FOLHA DE SÃO PAULO