NOBEL DE ECONOMIA


Paul Milgrom e Robert Wilson vencem Nobel de Economia por teoria dos leilões.

Pesquisadores criaram novas formas para transações que estão na base de várias negócios e ganharam escala na internet, afirma academia sueca.

 A pesquisa sobre a teoria dos leilões e novos formatos de leilão deu aos economistas americanos Paul Milgrom, 72, e Robert Wilson, 83, ambos da Universidade Stanford, o Prêmio Nobel de Economia deste ano.

Os achados dos dois economistas são importantes não apenas para propiciar melhor resultados para vendedores e compradores individuais, mas para sociedades em geral: leilões são usados para determinar preços de vários serviços públicos e de infraestrutura, como eletricidade, espectros de onda de rádio e televisão ou horários de aterrissagem.

Além disso, embora grande parte das pesquisas dos premiados tenha sido feita até os anos 1990, a modalidade ganhou forte impulso na internet, não só em sites de compra e venda, mas em transações financeiras, afirmou Wilson em entrevista coletiva logo após receber o prêmio.

Embora leilões estejam hoje na base de diversos tipos de transação, seus objetivos podem ser diferentes, diz Andersson: 

"Alguns vendedores podem estar interessados no maior lucro possível, enquanto outros podem visar reduzir emissões de gás carbônico, aumentar a liquidez bancária ou maximizar o benefício público".

A teoria desenvolvida por Milgrom e Wilson é chave para entender como esses diferentes objetivos podem ser atingidos.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br