ECONOMIA | NACIONAL E INTERNACIONAL


ECONOMIA INTERNACIONAL

No âmbito das tarifas, a Comissão Europeia anunciou a decisão de pausar, por 90 dias, as contramedidas às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre metais.

Na China, os líderes do país se reúnem hoje para discutir novos estímulos voltados ao setor imobiliário, ao consumo das famílias, à tecnologia e a outros segmentos. 

Na agenda de dados do dia, na China, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) registrou deflação de 2,5% na comparação anual de março, resultado mais negativo do que a expectativa do mercado, que era de -2,3%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) ficou em -0,1% na mesma base de comparação.

Ainda hoje, será divulgado nos Estados Unidos o CPI de março, com expectativa de alta de 0,1% na comparação mensal e de 2,5% na anual para o índice cheio, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego. Já às 14h, irá ocorrer o leilão de Treasuries de 30 anos e 15h será publicado o resultado fiscal de março.

Ao longo do dia, cinco dirigentes do Federal Reserve irão discursar em eventos públicos.

ECONOMIA NACIONAL

Em evento realizado em Honduras, o presidente Lula declarou a jornalistas que a decisão do Brasil em relação às tarifas impostas será recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) ou aplicar medidas de reciprocidade, ressaltando que esse é o mínimo que se espera de um país que tenha dignidade e soberania. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin, por sua vez, afirmou que o governo trabalhará para tentar reduzir a alíquota mínima de 10% do imposto de importação, e que o caminho a ser seguido será o do diálogo e da negociação.

Os jornais destacam que o deputado Arthur Lira, relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara, discute alternativas para compensar a perda de arrecadação esperada para Estados e municípios com a ampliação da faixa de isenção, sem que isso provoque uma fuga de contribuintes ou estimule a sonegação.

Ainda ontem, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu a senadores que os gastos com segurança fiquem fora do limite de gastos previsto no arcabouço fiscal.

Além disso, a imprensa antecipa que a indicação do deputado Pedro Lucas, do partido União Brasil, para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho, já foi aprovada pelo presidente Lula. No entanto, a decisão só será formalizada após o retorno do presidente ao Brasil.

Na agenda desta quinta-feira, será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços referente ao mês de fevereiro, às 9h, com expectativa do mercado de que o indicador se mantenha estável.
 



SULAMERICA INVESTIMENTOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br