BALANÇO HOJE


A inesperada reforma ministerial anunciada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, abrindo mais espaço aos aliados do chamado Centrão, vai movimentar os mercados domésticos.

Na análise da Arko Advice, a ascensão de Flávia Arruda (PL-DF) para assumir a secretaria do Governo é positiva para as pautas da equipe econômica.

A deputada é um nome de confiança do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Além disso, ganhou a confiança do governo ao presidir a Comissão Mista do Orçamento (CMO) de 2021 e, assim como Lira, é tida como defensora das propostas de Paulo Guedes.

Por outro lado, as trocas acabaram incluindo a área militar, com a demissão do general Fernando Azevedo da Defesa.

Neste caso, a dor de cabeça para o governo pode ser grande. Segundo a imprensa, Azevedo negou apoio a medidas de exceção sugeridas pelo presidente Bolsonaro.

Assim, nesta manhã, os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea devem se reunir com o novo ministro, general Walter Braga Neto, e podem colocar seus cargos à disposição.

Entenda a dança das cadeiras:

  • Na Casa Civil da Presidência da República assume o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira;
  • No Ministério da Justiça e Segurança Púbica entra o Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;
  • No Ministério da Defesa, após Fernando Azevedo e Silva anunciar que deixou o cargo de ministro, assume o general Walter Souza Braga Netto, que ocupava a Casa Civil;
  • O Ministério das Relações Exteriores, após Ernesto Araújo deixar o Itamaraty, vai ser ocupado pelo embaixador Carlos Alberto Franco França;
  • A Secretaria de Governo da Presidência da República terá como titular a deputada Federal Flávia Arruda(PL-DF);
  • Na advocacia-Geral da União vai entrar André Luiz de Almeida Mendonça, vindo do Ministério da Justiça.

Entre os indicadores, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que reajusta o aluguel, subiu 2,94% em março. A projeção era mais alta, de 3,10%. 

Com este resultado o índice acumula alta de 8,26% no ano e de 31,10% em 12 meses - o consenso era 31,30%. 

Sai ainda hoje o resultado de fevereiro do Governo Central.

 



EQI INVESTIMENTOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br