REDES SOCIAIS


Na mira da CPI, Twitter e Facebook devem entregar dados de perfis e conteúdos sobre Covid.

Senadores querem saber se empresas têm políticas para evitar desinformação publicada por agentes públicos.

As redes sociais seguem no foco da CPI da Covid

Nesta quinta (15), os senadores aprovaram requerimentos para que Facebook e Twitter entreguem informações sobre perfis e publicações relacionados à pandemia entre 2020 e 2021.

O Facebook, que é dono do Instagram, deve repassar uma lista com conteúdos sobre a Covid-19 que foram impulsionados, patrocinados ou tiveram visibilidade ampliada nos perfis do governo nas duas plataformas.

Entre os citados, estão os perfis da Secretaria de Comunicação, dos ministérios da Saúde e da Cidadania, do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

O requerimento pede ainda a relação das publicações que foram removidas e dos perfis verificados que tiveram conteúdos apagados ou com alcance limitado.

Já o Twitter deve dizer quais são os critérios de moderação da plataforma para publicações sobre o vírus, quais conteúdos são proibidos e se há restrições para a divulgação de informações sobre tratamento precoce ou outras medidas sem comprovação científica.

Os senadores também querem saber se há políticas específicas para coibir anúncios desinformativos feitos por agentes públicos.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br