Apple e Goldman Sachs lançam poupança nos EUA com
retorno dez vezes maior que média
Produto é lançado
em momento em que americanos sacam dinheiro de contas bancárias que oferecem
baixos retornos
A Apple e o Goldman Sachs estão tentando
atrair depositantes americanos para uma nova conta-poupança, oferecendo-se para
pagar juros que correspondem a mais de dez vezes a taxa média nacional.
O gigante da
tecnologia da Califórnia e o banco de Wall Street lançaram na segunda-feira
(17) uma nova conta-poupança com rendimento de 4,15% ao ano—o produto foi
anunciado pela primeira vez em outubro.
O retorno está bem
acima da taxa média das contas de poupança dos Estados Unidos, de 0,37%, de
acordo com dados da Federal Deposit Insurance Corporation.
Também supera
concorrentes como a American Express, que oferece 3,75%, e a conta poupança
autônoma do Goldman, que opera sob a marca Marcus e oferece 3,9%.
O lançamento ocorre
no momento em que os bancos mais estabelecidos, em particular os credores
regionais e menores, estão sob pressão crescente para oferecer melhores taxas
de retorno para os depositantes, para impedi-los de transferir dinheiro para
produtos de maior rendimento, como fundos do mercado monetário, que ofereceram
condições mais vantajosas em linha com o aumento da taxa de juros.
Os clientes
retiraram cerca de US$ 800 bilhões em depósitos de bancos comerciais dos EUA
desde março do ano passado, quando o Fed começou a elevar os juros, depois
que os credores mantiveram as taxas de depósito relativamente baixas enquanto
cobravam mais pelos empréstimos.
A nova conta
poupança é oferecida aos usuários do cartão de crédito da Apple, que também é
uma parceria com o Goldman.
A Apple oferece o produto sem taxas e sem
requisitos mínimos de depósito. O saldo máximo de uma conta é de US$ 250 mil.
Os depósitos ficarão com o Goldman, que, como banco licenciado, tem acesso ao
seguro FDIC (Corporação Federal de Seguro de Depósitos, que oferece garantia de
depósitos nos EUA).
FINANCIAL TIMES