CRÉDITO PESSOAS FÍSICAS


Um retrato do crédito às pessoas físicas na pandemia

Levantamento realizado pela Serasa e pela Opinion Box indica que 79% dos brasileiros recorreram a algum tipo de crédito durante a pandemia, sendo o cartão de crédito a fonte mais utilizada, apontada por 62% dos entrevistados. 


Além disso, 62% das pessoas dizem que pretendem utilizar alguma fonte de crédito no período da retomada.

Além do cartão de crédito, outras fontes utilizadas durante a pandemia foram empréstimos com amigos e familiares (14%), cheque especial (12%) e empréstimo consignado (11%). 


Três em cada dez brasileiros tiveram de recorrer ao crédito seis ou mais vezes durante o período. 


O destino apontado para os recursos foi principalmente as compras em geral (de itens essenciais e outros produtos) e o pagamento de outras dívidas.

Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros tiveram crédito recusado nesse período. 


Após a negativa, 37% fizeram novas buscas em bancos digitais e 28% desistiram de tomar o empréstimo. 


Cerca de 40% apontaram que a recusa se deveu ao fato de a renda ter sido considerada baixa e 35% afirmaram que estavam com o nome “sujo”, ou inadimplente.

Entre as pessoas que pretendem utilizar crédito no pós-pandemia, 40% afirmam que o cartão de crédito continuará a ser a principal fonte, seguido por empréstimo pessoal sem garantia (8%), empréstimo consignado (8%) e financiamentos (8%). 


Segundo o estudo, a tomada de crédito neste segundo momento visa, ainda, a compra de itens essenciais e o pagamento de dívidas.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br