Uso da internet no
Brasil
Conforme o
DIGITAL avança, as pessoas mudam os seus COMPORTAMENTOS, por isso, compreender
a penetração de uso de internet é fundamental não apenas para qualquer
estratégia de marketing, mas principalmente de educação e inclusão social.
A Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo IBGE, mostra aumento
no número de pessoas que passaram a acessar a rede no Brasil 🇧🇷 — um dos principais motivos foi
a evolução nas facilidades para o uso da internet no país:
✅ Em 2022,
atingimos 161,6 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais conectados na rede;
✅ Apesar de
os IDOSOS ainda fazerem parte dos grupos etários com menor percentual de
pessoas que usaram a internet em 2022, o acesso desse grupo foi o que teve
MAIOR ACELERAÇÃO entre todas as outras. Em 2016, eram 24,7%. Em 2022, cresceu
para 62,1%.
✅ O
Centro-Oeste lidera como região com mais % de usuários de internet (96,6%). O
menor percentual está no Norte, com 82,4%.
✅ Entre as
pessoas SEM INSTRUÇÃO , 39,4% acessaram a internet, número inferior ao dos
demais grupos de escolaridade, como as pessoas com ENSINO SUPERIOR INCOMPLETO
(98,7%) e com SUPERIOR COMPLETO (98,2%).
Confira
mais dados dessa pesquisa:
161,6
milhões de usuários - 87,2% da população
Idosos
online:
2021:
24,7%
2022:
62,1%
Rede de
Ensino:
98,4%
estudantes de instituições privadas VS 89,4% das instituições públicas
Dispositivos:
98,4%
Celular
47,5%
Televisão
35,5%
Computador
7,6%
Tablet
Atividades:
Receber
chamada de voz ou vídeo: 94,4%;
Troca de
mensagens por aplicativos: 92%;
Assistir
vídeos, séries, programas e filmes: 88,3%;
Usar as
redes sociais: 83,6%;
Ouvir
músicas, rádio ou podcast: 82,4%;
Ler
jornais, notícias, livros ou revistas pela internet: 72,3%;
Acessar
banco ou instituições financeiras: 60,1%;
Enviar ou
receber e-mails: 59,4%;
Jogar:
32,4%.
FUTURO DOS NEGÓCIOS