IPCA


Credit Suisse eleva projeção para IPCA a 6,2% em 2022, com riscos inclinados para cima

O Credit Suisse aumentou sua estimativa para a alta dos preços ao consumidor no Brasil neste ano e disse que os riscos a suas perspectivas -que já projetam inflação bem acima do teto da meta, de 5%- estão inclinados para uma pressão ainda maior.

O banco privado suíço espera agora que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre 2022 com alta acumulada de 6,2%, ante previsão anterior de 6,0%.

Isso deixaria a inflação acima do objetivo do Banco Central, de 3,5% para este ano, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, pelo segundo ano consecutivo, depois que o IPCA subiu 10,06% em 2021.

O centro da meta para o ano passado era de 3,75%, também com margem de tolerância de 1,5 ponto.

Segundo o Credit Suisse, um risco que pode significar inflação mais baixa do que as projeções atuais seria uma possível redução nos impostos federais sobre combustíveis e eletricidade, por meio da PEC que já está sendo elaborada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

A PEC teria "potencial de reduzir a inflação medida pelo IPCA em 0,9 ponto percentual, mas representa forte risco fiscal para as já frágeis contas públicas" do Brasil, disseram Srour e Vilela.

Em relação ao impacto da inflação na conduta da política monetária, o Credit Suisse afirmou que o Banco Central "não terá muito espaço para desacelerar seu ritmo de aperto monetário ao longo dos próximos meses".

O banco privado manteve expectativas de que a taxa Selic -atualmente em 9,25% ao ano- será elevada em 1,5 ponto percentual em fevereiro, 1 ponto em março e 0,5 ponto em maio, chegando a 12,25%.



REUTERS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br