RESUMO DO DIA


Cai Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente investigado por esquema de contrabando de madeira. 

As perguntas e respostas sobre a Covaxin, que está na mira da CPI. STF mantém decisão que considerou Moro parcial na condenação de Lula no caso do triplex. 

E também: vacina não é vinho (e por que você não deve escolher qual tomar) e tudo sobre "cringe", a polêmica que dominou as redes.  

Ricardo Salles foi exonerado hoje do Ministério do Meio Ambiente. 

Investigado por suspeita de envolvimento com exportação ilegal de madeira, ele vai ser substituído por Joaquim Alvaro Pereira Leiteque já atuou como conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, representante do agronegócio. 

A gestão de Salles ficou marcada por polêmicas e desmonte da fiscalização ambiental. 

Ficou célebre sua declaração na reunião de 22 de abril de 2020, quando sugeriu ao presidente Bolsonaro que o governo aproveitasse a pandemia para "ir passando a boiada". 

À frente da pasta, colecionou recordes, com fogo no Pantanal e alertas de desmatamento na Amazônia. Entidades repercutiram a queda do ministro e cobraram mudanças. Na véspera da demissão, Bolsonaro elogiou Salles: "Parabéns"

  • Vacina indiana 

A CPI da Covid intensificou nesta semana a investigação sobre o contrato firmado pelo governo federal para a compra da vacina indiana Covaxin. 

Um servidor do Ministério da Saúde disse ter sofrido "pressão atípica" de seus superiores para a compra do imunizante. 

E o Ministério Público afirmou que há indícios de irregularidade e que a Saúde assumiu a "temeridade do risco" na compra. 

  • Vacina não é vinho 💉🍷🍺 

Vacina não é vinho nem cerveja, então não tem por que você bancar o "sommelier" e ficar selecionando qual dose quer no seu braço. 

Especialistas, que foram unânimes: não é hora de escolher. Há raríssimas exceções (gente que não pode tomar um tipo específico e por um motivo específico, como um problema de saúde). 

É preferível, óbvio, receber qualquer imunizante disponível a ficar vulnerável. Afinal, aumentar a cobertura vacinal contra a Covid é a prioridade

  • Caso triplex 

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por 7 votos a 4, a decisão que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex no Guarujá, que precisará ser retomado da estaca zero pelos investigadores. 

As provas já colhidas serão anuladas e não poderão ser utilizadas num eventual novo julgamento. Lula tinha sido condenado em julho de 2017 na Lava Jato. 

Em março deste ano, no entanto, a 2ª Turma do STF considerou Moro suspeito para julgar o ex-presidente. 

No mês seguinte, o plenário formou maioria para confirmar essa resolução, mas o julgamento acabou sendo interrompido. A conclusão ocorreu hoje.         

  • Polêmica 😲

Sabe o que é cringe?

Não?

Então, talvez o cringe seja você. 

O termo é usado por integrantes da geração Z (nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010) para zoar pessoas fora de moda, ultrapassadas, cafonas – significa algo como: "digno de vergonha alheia". 

E a quem ele se dirige? Aos millennials (nascidos entre 1980 e 1996). Ou seja: virou guerra geracional movida a predileção (ou repulsa) por café da manhã, jeans skinny e "Friends".



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br