Governo lança programa inédito de cuidado domiciliar à pessoa
idosa.
O ministro da Saúde, Alexandre
Padilha, lançou nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, o Programa de
Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (Padi Brasil).
A iniciativa marca a primeira
estratégia nacional de cofinanciamento federal voltada exclusivamente para
estruturar e levar Equipes Multiprofissionais (eMulti), às residências de
usuários idosos com limitações funcionais.
Para isso, serão investidos cerca de
R$ 500 milhões em recursos federais, sendo R$163,2 milhões em 2026 e R$ 329,3
milhões em 2027.
O ministro destacou que mais de
3 milhões de idosos acamados são atendidos pelo SUS no Brasil.
“Com a
implantação do Padi Brasil, mais da metade dessa população passará a contar
também com acompanhamento em casa, ampliando o acesso ao cuidado e oferecendo
mais qualidade de vida aos pacientes e às suas família".
Gov.br