O INSS vai
investir na digitalização das análises de benefícios para combater fraudes e
zerar a fila de espera por aposentadorias, que hoje chega a 2 milhões de
pedidos, segundo o presidente do órgão, Renato Rodrigues Vieira.
Em sua primeira
entrevista desde que assumiu o cargo, ele informou que vai enxugar a estrutura
burocrática do órgão, que tem cinco superintendências e 104 gerências
executivas – que servem, segundo ele, para abrigar indicações políticas de
aliados do governo. “Faremos um processo seletivo (para esses cargos) e apenas
funcionários de carreira participarão.”
O presidente
reconhece que hoje o órgão não consegue cumprir o prazo máximo de até 45 dias
para dar resposta sobre o pedido de um benefício, o que contribui para a
judicialização. Mas ele afirma que há também necessidade de uniformizar
interpretações da lei em diálogo com órgãos de controle e o Judiciário e de
coibir fraudes que induzem os juízes a erro. “Há uma profissionalização da
fraude, então precisa haver profissionalização ainda maior do controle”, diz.
ESTADO DE SÃO PAULO